Sob, essa óptica, convém enfatizar que, a disparidade de classe está entre as principais causas para que aconteça a evasão. Nesse sentido, de acordo com o índice de gini, medida que classifica o grau de desigualdade de um país, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nesse viés, essa disparidade, faz com que, grande parcela da população, a de classe baixa, não tenha acesso a educação de qualidade, fazendo com que desistam do estudo e optem por trabalhar para completar a renda familiar, o que resulta numa nação sem completo estudo.
Além disso, a falta de interesse dos próprios alunos são vistas como mais um dos fatores que agravam o problema. Nesse contexto, segundo uma pesquisa feita pelo INEP, mostra que ainda há 02 milhões de jovens e crianças fora da escola. De maneira análoga, a realidade é que muitos alunos não tem interesse de estudar, até mesmo pela falta de de incentivo da própria escola, ou por simplesmente não gostar do ambiente escolar. Desse modo, enquanto o ambiente escolar não mudar suas estratégias para o ensino, a sociedade educacional será mera utopia no país.
Destarte, devido a diferença de classe social e ao desinteresse, é necessário medidas para solucionar o problema da evasão escolar no Brasil. Portanto, cabe ao Ministério da educação junto com empresas públicas e privadas, abrir mais vagas, de jovens aprendiz, visando a classe mais baixa, fazendo com que tenham uma renda, a que não os faça desistir do estudo, e promover campanhas motivadoras, entregando material de apoio, apoiando o jovem ao ensino. Nesse sentido, o intuito de tal finalidade é evitar o abando escolar pela falta de interesse e por causa da desigualdade, fazendo com que assim se torne uma sociedade cada vez mais alfabetizada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada