Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
Por RodrigoSDS
#52331
No livro Ensaio sobre a cegueira, de Saramago, é retratado, como a sociedade, devido ao egoísmo, não se atenta aos problemas sociais. Nesse sentido, tal premissa, se faz presente no contexto brasileiro vigente, uma vez que a evasão escolar é um problema recorrente. Logo, faz-se necessário medidas para amenizar esse impasse, que dentre as principais causas estão, a desigualdade econômica e a falta de interesse dos mesmos.

Sob, essa óptica, convém enfatizar que, a disparidade de classe está entre as principais causas para que aconteça a evasão. Nesse sentido, de acordo com o índice de gini, medida que classifica o grau de desigualdade de um país, o Brasil está entre as 10 nações mais desiguais do mundo. Nesse viés, essa disparidade, faz com que, grande parcela da população, a de classe baixa, não tenha acesso a educação de qualidade, fazendo com que desistam do estudo e optem por trabalhar para completar a renda familiar, o que resulta numa nação sem completo estudo.

Além disso, a falta de interesse dos próprios alunos são vistas como mais um dos fatores que agravam o problema. Nesse contexto, segundo uma pesquisa feita pelo INEP, mostra que ainda há 02 milhões de jovens e crianças fora da escola. De maneira análoga, a realidade é que muitos alunos não tem interesse de estudar, até mesmo pela falta de de incentivo da própria escola, ou por simplesmente não gostar do ambiente escolar. Desse modo, enquanto o ambiente escolar não mudar suas estratégias para o ensino, a sociedade educacional será mera utopia no país.

Destarte, devido a diferença de classe social e ao desinteresse, é necessário medidas para solucionar o problema da evasão escolar no Brasil. Portanto, cabe ao Ministério da educação junto com empresas públicas e privadas, abrir mais vagas, de jovens aprendiz, visando a classe mais baixa, fazendo com que tenham uma renda, a que não os faça desistir do estudo, e promover campanhas motivadoras, entregando material de apoio, apoiando o jovem ao ensino. Nesse sentido, o intuito de tal finalidade é evitar o abando escolar pela falta de interesse e por causa da desigualdade, fazendo com que assim se torne uma sociedade cada vez mais alfabetizada.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988, docu[…]

Primeiro de tudo, você está indo con[…]

Formas de representar o que se vê e expressa[…]

Estar com o corpo em constante movimento beneficia[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM