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Por Simonexsz
#51440
Comenta-se, com frequência sobre a evasão escolar no Brasil. Muitos adolescente não gostam de estudar ou se sentem mal indo para escolar e simplesmente deixam a escola. Consequentemente, os frequentes debates pertinentes ao tema mais proveitosos são: A gravidez na adolescência e o trabalho de menor.

A princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a gravidez na adolescência. Inúmeros jovens engravidam, por causa que não se previnem direito, e muitos desistem da escola por essa problemática. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar que os indivíduos passam por dificuldades dentro de casa e acabam deixando a escola para trabalhar, isso é algo bem comum no século XXI.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar esse impasse. Para tanto, o governo através do Ministério da educação deve fazer campanhas e promover o jovem aprendiz. A fim de incentivar a esses adolescentes a não desistirem da escola. Assim se consolidará, uma sociedade mais igualitária, onde o estado desempenha corretamente o "contrato social" Tal qual afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por AnnaJuliaJu
#51466
Olá vou tentar trazer alguns comentários ;)
Comenta-se, com frequência[,] (1) sobre a evasão escolar no Brasil. Muitos adolescente [adolescentes] não gostam de estudar ou se sentem mal indo para escolar [escola (2)] e simplesmente deixam a escola(2). Consequentemente, os frequentes debates pertinentes ao tema mais proveitosos são: A [a] (3) gravidez na adolescência e o trabalho de menor.
(1) Começou a demonstrar um deslocamento ao colocar vírgula entre o verbo e um de seus complementos ("Comenta-se, com [...]), então coloque a vírgula ao final desse complemento ("Comenta-se, com frequência, sobre [...]).
(2) Repetição da palavra "escola" muito próxima e mesmo que fosse realmente "escolar", ainda haveria repetição por causa da frase anterior.
(3) Não precisa dessa letra maiúscula. https://clubedoportugues.com.br/depois- ... minuscula/
---> É tão comum vermos repertórios no início que sinto falta hihi, mas não é obrigatório e apresentou bem a tese, porém essa primeira frase não está muito boa, entendo que não seria exatamente um argumento a ser desenvolvido nem apresenta realmente o tema. Também, use mais termos coesivos, principalmente entre frases.


A princípio, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a gravidez na adolescência. Inúmeros jovens engravidam, por causa que não se previnem direito, e muitos desistem da escola por essa problemática. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação, o que infelizmente é evidente no país.
---> Você conseguiu argumentar bem, mas poderia ter feito um melhor uso de mais conectivos entre as frases.

Ademais, é fundamental apontar que os indivíduos passam por dificuldades dentro de casa e acabam deixando a escola para trabalhar, isso é algo bem comum no século XXI.
---> Argumentos sem uma base/fonte e poderia ter falado mais sobre esse assunto.

Evidencia-se, portanto, a necessidade de ações interventivas para minimizar esse impasse. Para tanto, o governo (Agente1) através do Ministério da educação [Educação](4) (Agente2) deve fazer campanhas e promover o jovem aprendiz(Ação). [,] (5) A fim de incentivar a [não tem a preposição a ("incentiva alguém a algo" ou "incentiva algo")] esses adolescentes a não desistirem da escola (Finalidade). Assim[,] se consolidará [consolidara-se] , [sem essa vírgula, não separa sujeito do verbo] uma sociedade mais igualitária (Detalhamento?), onde o estado desempenha corretamente o "contrato social" Tal [tal] qual afirma John Locke.
(4) É um órgão governamental, assim o seu nome todo deve ter iniciais maiúsculas.
(5) Não separe o complemento do verbo. Para colocar esse ponto final poderia usar algo como: "Tal medida deve ser realizada a fim [...]"
---> Faltou o meio da ação: como serão feitas as campanhas? Como se promove o jovem? Aliás, só para não relembrar mesmo, não importa se você colocar "por meio" ou "através" ao tentar se referir a um modo dessa proposta, porque isso será considerado um segundo agente que nem acrescenta nem tira pontos. Finalizou com chave de ouro ali!
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Por Simonexsz
#51477
Poxaaaa, fiquei muito feliz por ter corrigido, muito obrigada!!! Na próxima tentarei vê esses meus erros e fazerei outra redação, muito obrigada msm, um bj!

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