Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
Por Beatriz19
#49216
O filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que, "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Nesse sentido, muito tem se discutido sobre a questão da evasão escolar no Brasil. No contexto atual, a situação econômica é um dos principais fatores para o abandono escolar, além da falta de interesse dos alunos, que acarreta o problema.

Em primeiro plano, vale destacar a situação econômica que gera o abandono escolar, a falta de recursos para os transportes e materiais escolares acaba fazendo os alunos desistirem para cortar gastos dos seus pais. Além disso, segundo dados do IBGE, 11,8% dos jovens pobres abandonaram a escola em 2018. Por outro lado, ainda à jovens que desistem de estudar para trabalhar e ajudar no sustento da casa, e isso infelizmente problematiza o fato da pobreza no Brasil.

Em segundo plano, a falta de interesse de muitos alunos em estudar é evidente no Brasil, a atenção de muitos alunos está voltada para as redes sociais, jogos e televisão, e é onde ocorre a desistência dos pais e professores com esses estudantes. Ademais, segundo dados do INEP, 11,2% dos alunos do ensino médio estão fora da escola. Por isso, o número de estudantes formados é inferior aos que são matriculados por ano.

Portanto, conclui-se que para acabar com a evasão escolar no Brasil, o governo, juntamente com o Ministério da Educação e os pais ou responsáveis, deve criar um auxílio estudantil, por meio de ajudar os alunos a cubrir os gastos escolares e os pais monitorar e orientar os filhos a estudarem, com o intuito de diminuir os índices de abandono escolar, para que assim cada aluno possa concluir o ensino médio e ingressar em uma universidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por DavidBRBut
#49223
O filósofo brasileiro Paulo Freire afirmava que, : "se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda". Nesse sentido, muito tem se discutido sobre a questão da evasão escolar no Brasil. No contexto atual, a situação econômica é um dos principais fatores para o abandono escolar, além da falta de interesse dos alunos, que acarreta o problema. Boa introdução, apresenta o tema e a tese que será defendida

Em primeiro plano, vale destacar a situação econômica que gera o abandono escolar, a falta de recursos para os transportes e materiais escolares acaba fazendo os alunos desistirem para cortar gastos dos seus pais. Tópico frasal muito longo, tente fazê-lo mais curto, apresentando de forma direta qual o argumento será defendido no resto do parágrafo. Além disso, segundo dados do IBGE, 11,8% dos jovens pobres abandonaram a escola em 2018. Por outro lado, ainda à jovens que desistem de estudar para trabalhar e ajudar no sustento da casa, e isso infelizmente problematiza o fato da pobreza no Brasil.
Precisa organizar melhor o parágrafo, alguns dados parecem que ficaram soltos, sem a devida explicação

Em segundo plano, a falta de interesse de muitos alunos em estudar é evidente no Brasil, a atenção de muitos alunos está voltada para as redes sociais, jogos e televisão, e é onde ocorre a desistência dos pais e professores com esses estudantes. O mesmo problema da primeira argumentação, tópico frasal muito longo Ademais, segundo dados do INEP, 11,2% dos alunos do ensino médio estão fora da escola. Você repede basicamente o mesmo dado aqui Por isso, o número de estudantes formados é inferior aos que são matriculados por ano. Argumentação bastante rasa, você indica na introdução que falará do desinteresse dos alunos pela escola, mas acaba mal falando sobre isso aqui

Portanto, conclui-se que para acabar com a evasão escolar no Brasil, o Governo, juntamente com o Ministério da Educação e os pais ou responsáveis Os pais não podem ajudar muito aqui, devem criar um auxílio estudantil, por meio de ajudar os alunos a cubrir os gastos escolares Isto não é um meio e os pais monitorar e orientar os filhos a estudarem, com o intuito de diminuir os índices de abandono escolar, para que assim cada aluno possa concluir o ensino médio e ingressar em uma universidade. Faltou o meio e o detalhamento da ação. Também senti falta de um encerramento de texto mais forte.

De acordo com a Constituição Federal[…]

Incluir algo, em determinado lugar, é devid[…]

A situação educacional brasileira e[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM