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Por Lucasjs
#39498
Aristóteles, influente filósofo da Antiguidade defendia a educação como forma de preparar o indivíduo para viver em sociedade. No entanto, tal pensamento é menosprezado no Brasil hodierno, ocasionando a evasão escolar. Esse quadro deletério, é atestado não só pelo acesso limitado as escolas, como pela grande parcela de cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
Em primeira análise, constata-se a dificuldade de acesso às escolas, sobretudo, em áreas rurais. Essa problemática atenta, pois, para o descumprimento de um dos artigos da Constituição Federal de 1988, o qual assegura acesso pleno à educação. Entretanto, tal cenário nada mais é do que um reflexo da precária distribuição de ensino no território brasileiro.
Outrossim, é irrefutável que o fator econômico é um dos grandes causadores do problema, uma vez que inúmeros estudantes brasileiros não dispõem do mínimo para o contínuo da vida escolar. De acordo com o relatório "Pobreza na Infância e na Adolescência, elaborado pela UNICEF, 2.8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Dessa forma, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática.
Portanto, diante dos desafios supramencionados, cabe ao Ministério da Educação, junto às esferas estadual e municipal, à ampliação dos benefícios concedidos a estudantes de baixa renda, além da criação de campanhas para discussão do tema nas escolas. Feito isso, a sociedade brasileira caminhará para completude da democracia no âmbito educacional.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Andree
#39606
Boa tarde,@Lucasjs, tá tudo bem por aí? Vou corrigir sua redação agora, vamos lá?

Tema: EVASÃO ESCOLAR NO BRASIL.

INTRODUÇÃO:
Aristóteles, influente filósofo da Antiguidade, defendia a educação como forma de preparar o indivíduo para viver em sociedade. No entanto, tal pensamento é menosprezado no Brasil hodierno, ocasionando a evasão escolar. Esse quadro deletério, é atestado não só pelo acesso limitado as escolas, como também pela grande parcela de cidadãos em situação de vulnerabilidade social.

Comentários:
Fora os erros de vírgula e minha recomendação, tudo ok até aqui, apresenta uma boa microestrutura.

DESENVOLVIMENTO 1:
Em primeira análise, constata-se a dificuldade de acesso às escolas, sobretudo, em áreas rurais. Essa problemática atenta, pois, para o descumprimento de um dos artigos da Constituição Federal de 1988, o qual assegura acesso pleno à educação. Entretanto, tal cenário nada mais é do que um reflexo da precária distribuição de ensino no território brasileiro.

Comentários: Cadê sua argurmentação? Aparece tão rasa ali no final..
Por que esse ensino está sendo mal distribuído? E por que isso leva a uma evasão? Vale pensar um pouco.


DESENVOLVIMENTO 2:
Outrossim, é irrefutável que o fator econômico é um dos grandes causadores do problema, uma vez que inúmeros estudantes brasileiros não dispõem do mínimo (que mínino é esse?) para o contínuo da vida escolar. De acordo com o relatório "Pobreza na Infância e na Adolescência, elaborado pela UNICEF, 2.8 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Dessa forma, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática.

Comentários: faltou um argurmentação mais ampla aqui também, ademais, uma organização do seu repertório e argumentação.
Quem tá sendo o culpado dessa vulnerabilidade?
Geralmente se tem, tópico frasal-repertorio e argurmentação. Percebe que fica até mais organizado? Como você argumenta em cima e trás o repertório abaixo fica um pouco desconexo.


PROPOSTA DE INTERVENÇÃO:
Portanto, diante dos desafios supramencionados, cabe ao Ministério da Educação, junto às esferas estadual e municipal (AGENTES), à ampliação dos benefícios concedidos[1] a estudantes de baixa renda , além da criação de campanhas para discussão do tema nas escolas (AÇÃO). Feito isso, a sociedade brasileira caminhará para completude [2] da democracia no âmbito educacional (FINALIDADE).

Comentários:
[1] a, então já existe direitos concedidos? Que direitos são esses? Não vejo você falar deles na sua argurmentação :?
[2] tem certeza que completude?
sua proposta está muito vaga e desconexa com seus argumentos acima. Apresenta só 3 dos 5 elementos exigidos. Por meio de quê? Que detalhe se terá nessas campanhas? Que direitos são esses que serão ampliados?? Na próxima se certifique de não deixar lacunas, uma vez que é necessário : agente, ação, meio, detalhamento e finalidade.


Comentários finais:
.Estude estratégias argumentativas e na sua próxima redação tente expor mais seus argumentos, pois nos seus 2 parágrafo de desenvolvimento eles ficarão muito curtos.
. Não apresentou tantos erros linguísticos, mas estude colocação de vírgula.
.Atente-se a uma organização maior também, vou te encaminhar num link abaixo para uma estrutura ideial de desenvolvimento.



. Não apresentou tantos erros linguísticos, mas estude colocação de vírgula.

Link para uma boa proposta de intervenção :arrow: :arrow: :arrow:



É isto, espero ter conseguido te ajudar de alguma forma. Aguardo novas redações.

Abraço e bons estudos.

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