Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
Avatar do usuário
Por Marinaalms
#57329
Na música “Tamo junto” dos cantores Lexa e Carlinhos Brown, a problemática da evasão escolar é abordada no trecho “Não desista do seu futuro, não desista da educação”. Dessa forma, a canção, que fez parte de uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho e do maior grupo de mídias da América Latina, a Globo, contra o abandono acadêmico durante a pandemia, demonstra a atualidade da questão. Tal cenário ocorre não só em razão do deficitário incentivo à instrução acadêmica, mas também devido à massiva desigualdade social - velha conhecida do Brasil.
Sob este prisma, faz-se necessário destacar o precário estímulo à aprendizagem, oferecido tanto pelo governo, quanto pela sociedade e instituições de ensino. Diante deste cenário caótico, é difícil para o jovem contemplar os aspectos positivos, a longo prazo, de frequentar o colégio, que por vezes parece não ter como prioridade seu futuro e entrada no mercado de trabalho. Segundo Fernandes Brandão, “A evasão não é fruto de características individuais dos alunos, mas da forma como a escola recebe-os e age sobre eles.” Assim, adequar o conteúdo que as academias oferecem às necessidades dos estudantes faz-se primordial.
Ademais, é importante destacar o papel que as desigualdades sociais e econômicas cumprem nessa problemática. De acordo com o IBGE, o percentual do abandono escolar aumenta em até oito vezes dentro de comunidades mais carentes, sendo este acontecimento exponenciado em zonas rurais. Um exemplo da relação entre a situação apresentada e as desvantagens financeiras é o póstumo comediante Jim Carrey, que, aos 15 anos, foi obrigado a deixar seus estudos para ajudar a sustentar sua família.
Logo, urge ao Estado amenizar o quadro catastrófico atual, o qual, se evitado, ameaça propagar-se cada vez mais. Nessa lógica, para que os jovens sintam-se mais incitados a prosseguir sua vida acadêmica, cabe ao Ministério da Educação a realização de campanhas informativas acerca da desistência estudantil e suas consequências. Outrossim, as Secretarias de Educação Estaduais devem dar maior suporte ao aluno em risco de desistência acadêmica por situação pecuniária desfavorável, através do investimento em fundos educativos, como o Fundeb, sendo sua regulação feita pelo Ministério Público. Deste modo, será criado um ambiente favorável à continuação dos estudos destes adolescentes e seu direito à instrução formal, garantido na Constituição Brasileira e no Estatuto da Criança e do Adolescente, será devidamente cumprido.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

"Eu não trabalhava, eu não sabi[…]

gostei muito da sua redação, s&oacut[…]

A Constituição Federal de 1988 docum[…]

Oi, laracsz ! Aqui está sua correç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM