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Por lcmb
#76626
A evasão escolar está cada vez mais presente no Brasil, tornando a situação crítica. De acordo os dados do G1, quatro a cada dez estudantes de 19 anos não concluem o ensino médio. Com o aumento da evasão escolar surgem outras preocupações, pois os indivíduos podem acarretar problemas como ansiedade, depressão, distúrbios de sono, entre outros transtornos psicológicos.
Em primeira análise, é de fundamental importância saber que muitas vezes os estudantes deixam de frequentar a escola por influência da condição econômica em que vivem, pois alguns precisam trabalhar para ajudar a família a se sustentar, em alguns casos a dificuldade de se locomover pode estar presente. O pensador Rousseau diz que uma sociedade justa se constrói através da educação, com isso, as pessoas que abandonam a escola podem obter extrema dificuldade de adentrar no mercado de trabalho ou até mesmo ter obstáculos pessoais como queda da autoestima e outros tipos de transtornos.
Em segunda análise, é notório que há vários motivos que levam os estudantes a abandonarem as instituições de ensino, um deles pode ser o excesso de conteúdo (algumas vezes desnecessário), principalmente para alunos do ensino médio, que também sucede o cansaço psicológico pela pressão estabelecida pelos pais e outros familiares. As circunstâncias dos discentes devem ser percebidas pelos professores e funcionários da instituição escolar, para que assim o motivo do abandono escolar seja desvendado e resolvido com competência.
Por fim, é preciso compreender e encontrar alternativas para resolver este problema. O governo deve implementar políticas de fomento como campanhas para incentivar o estudo, melhorar a capacitação dos profissionais de educação, disponibilizar transporte público escolar, métodos de ensino que estimulem e mantenham os alunos interessado em aprender.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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