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O jornalista Gilberto Dimenstein, ao produzir a obra "Cidadão de Papel", afirmou que a consolidação de uma sociedade democrática exige a garantia dos direitos fundamentais de um povo. No entanto, ao observar a questão da evasão escolar na realidade brasileira. Constata-se que o direito à educação, elencado na constituição de 1988, não tem sido assegurado de fato. Com efeito, é imprescindível enunciar o aspecto sociocultural e a insuficiência legislativa como Pilares fundamentais da chaga.

  Nesse contexto, torna-se evidente a influência do fator social. Sob tal perspectiva, é oportuno analisar que, conforme o pensador Émile Durkheim, a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciada do senso comum. Nesse viés, a proposta do sociólogo pode ser aplicada quando se analisa o fato de que no Brasil, a chegada de bibliotecas e estímulos educacionais deu-se apenas, após o ano de 1808, com o início do Romantismo. A tardia inserção das pessoas ao conhecimento, promoveu  através dos séculos a displicência perante a necessidade da escolarização. Destarte, discorrer criticamente essa problemática é o primeiro passo para a consolidação de um país equânime.

Ademais, é cabível pontuar que a ineficácia das leis corrobora com a persistência da vicissitude. A esse respeito, segundo o filósofo grego Aristóteles, o objetivo da legislatura é propiciar a vida digna aos cidadãos. Entretanto, a conjuntura vigente contrasta o ideal aristotélico, posto que a falta de investimentos do Estado no sistema público de educação influencia na ausência do apoio necessário para o desenvolvimento acadêmico do aluno, o que agrava ainda mais essa problemática. Assim, medidas precisam ser tomadas pelas autoridades competentes, a fito de atenuar o revés.

Infere-se, portanto, que o imbróglio abordado necessita ser solucionado. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos de grande audiência, irá discutir o assunto com professores e educadores, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com as emissoras de televisão. Feitos esses pontos, com a visão crítica de Durkheim e a justiça de Aristóteles, a sociedade brasileira deixará de ser uma sociedade de papel como enfatizou Dimenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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