Nesse contexto, torna-se evidente a influência do fator social. Sob tal perspectiva, é oportuno analisar que, conforme o pensador Émile Durkheim, a sociedade deve ser analisada de maneira crítica e distanciada do senso comum. Nesse viés, a proposta do sociólogo pode ser aplicada quando se analisa o fato de que no Brasil, a chegada de bibliotecas e estímulos educacionais deu-se apenas, após o ano de 1808, com o início do Romantismo. A tardia inserção das pessoas ao conhecimento, promoveu através dos séculos a displicência perante a necessidade da escolarização. Destarte, discorrer criticamente essa problemática é o primeiro passo para a consolidação de um país equânime.
Ademais, é cabível pontuar que a ineficácia das leis corrobora com a persistência da vicissitude. A esse respeito, segundo o filósofo grego Aristóteles, o objetivo da legislatura é propiciar a vida digna aos cidadãos. Entretanto, a conjuntura vigente contrasta o ideal aristotélico, posto que a falta de investimentos do Estado no sistema público de educação influencia na ausência do apoio necessário para o desenvolvimento acadêmico do aluno, o que agrava ainda mais essa problemática. Assim, medidas precisam ser tomadas pelas autoridades competentes, a fito de atenuar o revés.
Infere-se, portanto, que o imbróglio abordado necessita ser solucionado. Logo, a mídia, por intermédio de programas televisivos de grande audiência, irá discutir o assunto com professores e educadores, com o objetivo de mostrar as reais consequências do problema, apresentar visão crítica e orientar os espectadores a respeito do impasse. Essa medida ocorrerá por meio da elaboração de um projeto estatal, em parceria com as emissoras de televisão. Feitos esses pontos, com a visão crítica de Durkheim e a justiça de Aristóteles, a sociedade brasileira deixará de ser uma sociedade de papel como enfatizou Dimenstein.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada