• Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#71229
Evasão escolar e a realidade brasileira

No filme Escritores da Liberdade é retratado uma escola nos Estados Unidos onde a professora Erin possui o trabalho de ensinar estudantes com divergências econômicas, sociais e raciais, que não possuem interesse nenhum em aprender. Erin determinada a mudar essa realidade, assume o desafio de incentiva-los por meio da escrita a concluir o ensino médio. Paralelamente pode-se perceber que a realidade apresentada no filme infelizmente se faz presente na sociedade brasileira, no qual jovens, por questões econômicas não possuem acesso facilitado a escolas, e também pelo modelo de ensino tradicional ensinado nas escolas não possuírem uma didática interessante ao aluno, gerando assim grande aumento da evasão escolar no Brasil.

Primeiramente pode-se observar desde o governo de Getúlio Vargas em 1930, no qual foi criado o Ministério da Educação e promoveu reformas educacionais no Brasil, porém enfatizou o nível secundário e superior, que era frequentado apenas pela elite. Relacionando esses fatos históricos a realidade brasileira atual, o qual convém destacar que as pessoas não tem as mesmas oportunidades educacionais, pois, ricos conseguem uma educação de maior qualidade e tem mais fácil acesso ao ensino do que pessoas mais pobres que não possuem condição nem para o transporte desses alunos.

Além disso deve-se ressaltar que as escolas não possuem uma didática interessante e cabível ao ser humano moderno de hoje, como a teoria da Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman onde ele pontua que a escola por ser um modelo sólido que não muda muito ao passar dos anos, não está preparada para lidar com a atual sociedade de indivíduos líquidos, que estão sempre se inovando e esperando transformações, sendo necessária uma reforma nos métodos de ensino.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Urge que o Ministério da Cidadania em conjuntura com Ministério da Educação, tomem medidas de facilitar o acesso de pessoas mais pobres a educação, com a construção de escolas em zonas mais afastadas e pobres, para que todos possam ter acesso à educação e também deve haver uma reforma no ensino, trazendo uma didática mais atraente e interessante para os estudantes, fazendo com que seja diminuído o desinteresse pela escola, trazendo uma motivação em estudar, assim como no filme “Escritores da Liberdade”, diminuindo assim a evasão escolar no Brasil.
@eurodrigo se puder dar uma ajudinha <3
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#71405
livia2110 escreveu:Oii, Tudo bem com vocês?
—Se conseguirem dar uma olhadinha na minha redação, ficaria muito agradecida <3

@Gi69
@Fernandaah
@Dante
@beatrix
@jheromagnoli
@eurodrigo
Olá Lívia! Tudo bem?😺👍🏼🌿

— para notificar as pessoas marcadas é necessário que o nome fique azul, então quando estiver escrevendo, espere o nome aparecer para clicar. Um beijo no cérebro e boa sorte! (Deixo marcado para você hoje, mas na próxima tente fazer, ok?)
@Gi69
@Dante
@Fernandaah
@beatrix
@jheromagnoli
@eurodrigo
#71524
Evasão escolar e a realidade brasileira < não é obrigatório título, economize linhas]

No filme Escritores da Liberdade é retratado uma escola nos Estados Unidos onde a professora Erin possui o trabalho de ensinar estudantes com divergências econômicas, sociais e raciais, que não possuem interesse nenhum em aprender. [faltou conectivo] Erin determinada a mudar essa realidade, assume o desafio de incentiva-los por meio da escrita a concluir o ensino médio. Paralelamente, pode-se perceber que a realidade apresentada no filme infelizmente se faz presente na sociedade brasileira, no qual jovens, por questões econômicas, não possuem acesso facilitado a escolas, e também pelo modelo de ensino tradicional ensinado nas escolas não possuírem uma didática interessante ao aluno, gerando assim grande aumento da evasão escolar no Brasil.

[melhorar conectivo, evite esse > Primeiramente pode-se observar [deveria apresentar o argumento antes] desde o governo de Getúlio Vargas em 1930, no qual foi criado o Ministério da Educação e promoveu reformas educacionais no Brasil, porém enfatizou o nível secundário e superior, que era frequentado apenas pela elite. [faltou conectivo] Relacionando esses fatos históricos a realidade brasileira atual, o qual convém destacar que as pessoas não tem as mesmas oportunidades educacionais, pois, ricos conseguem uma educação de maior qualidade e tem mais fácil acesso ao ensino do que pessoas mais pobres que não possuem condição nem para o transporte desses alunos.

Além disso, deve-se ressaltar que as escolas não possuem uma didática interessante e cabível ao ser humano moderno de hoje,[deveria iniciar outro período, colocar ponto final e conectivo > como a teoria da Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman onde ele pontua que a escola por ser um modelo sólido que não muda muito ao passar dos anos, não está preparada para lidar com a atual sociedade de indivíduos líquidos, que estão sempre se inovando e esperando < evite gerúndio] transformações, sendo necessária uma reforma nos métodos de ensino.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. [faltou conectivo] Urge que o Ministério da Cidadania em conjuntura com Ministério da Educação, tomem medidas de facilitar o acesso de pessoas mais pobres a educação, com a construção de escolas em zonas mais afastadas e pobres, para que todos possam ter acesso à educação e também deve haver uma reforma no ensino, trazendo uma didática mais atraente e interessante para os estudantes, fazendo com que seja diminuído o desinteresse pela escola, trazendo uma motivação em estudar, assim como no filme “Escritores da Liberdade”, diminuindo assim a evasão escolar no Brasil.
* Divida suas ideias em períodos, está fazendo parágrafo corrido
* Especifique melhor os elementos "por meio de" "a fim de"

INTRODUÇÃO O capitalismo estab[…]

vitoriaca , Muito obrigado pela correç&ati[…]

Sua redação está maravilhosa,[…]

A agricultura familiar é de suma import&aci[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM