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Por Rebecaamp
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A evasão escolar em questão no Brasil

“O conhecimento é, em si mesmo, um poder”. A afirmação da filósofo inglês Francis Bacon simboliza claramente a incapacidade da sociedade de reverter a evasão escolar em questão no Brasil, já que essa problemática se consolida justamente pelo desconhecimento populacional a cerca dessa supressão de direitos, fato que reduz o poder de mudança desse quadro da Educação Básica. Essa vicissitude tem origem incontestável na negligência do Estado que falha por não garantir um ensino democrático. Nesse sentido, não só a falibilidade legislativa como também a carência infraestrutural, contribuem para o agravamento desse panorama.
Dessa forma, torna-se evidente como a falibilidade legislativa cristaliza evasão escolar em questão no Brasil. Isso ocorre porque em média 14, 1% dos alunos não concluem o Ensino Fundamental até os 16 anos. Dados da PNAD educação 2019 apontam que 20% das 50 milhões de pessoas de 14 a 29 anos no Brasil não completaram alguma das etapas da educação básica.
Além disso, é preciso atentar para impunidade presente na carência infraestrutura. Nessa perspectiva a máxima de Martins Luther King de que “a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo lugar” cabe perfeitamente. Desse modo, tem-se como consequência a generalização da injustiça e a prevalência do sentimento de segurança coletiva no que tange a evasão escolar em questão no Brasil.
Por tudo isso, faz se necessário uma intervenção pontual no problema. Assim, especialistas no assunto, com o apoio do ONGs também especializadas, devem desenvolver ações que revertam a má influência midiática sobre a evasão escolar em questão no Brasil. Tais ações devem ocorrer nas redes sociais, por meio de produção de vídeos que alertam sobre as reais condições da questão, comparando o tratamento que a mídia dá com relatos de pessoas que de fato vivenciaram tal problema. É possível, também, criar uma “hashtag" para identificar a campanha e ganhar mais visibilidade, a fim de conscientizar a população sobre as consequências do tratamento que determinados canais de comunidades dão ao assunto. Talvez, assim, seja possível construir um país de que a filósofo inglês Francis Bacon pudesse se orgulhar.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por redaper
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#93747
▪︎Há alguns desvios gramaticais, por isso o 160 na C1.
▪︎O seu texto possui argumentos vagos, mas possui repertório, por isso o 160 na C2
▪︎A argumentação está limitada, com poucos indícios de autoria e termos genéricos além da falta de embasamento. Traga exemplos cotidianos, pergunte- se: quem se prejudica com essas problematicas?
Onde ocorre essa falha?
Por que isso ocorre?
A população prejudicada deixa de ter à garantia de algum direito?
Traga marcas de autoria, se insira na redação por meio de termos como "infelizmente" ou até mesmo usar a 1° pessoa do plural, por exemplo: "NOSSA sociedade, infelizmente...
▪︎Você articulou perfeitamente os elementos coesivos, por isso 200 na C4
▪︎Sua proposta de intervenção está otima, inclusive, achei bem criativa e original. Por isso 200 pontos.
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