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#55742
O termo evasão escolar é o ato de abandonar a escola antes de concluir os estudos. Esse problema social, infelizmente, é bastante comum no Brasil. Se associarmos o uso de metodologias inadequadas de ensino ao ‘bullying’ que é frequentemente praticado nas escolas teremos alguns dos fatores que tornam a evasão escolar tão comum nos dias de hoje. Ao passo que a falta de educação escolar correta afeta diretamente na vida econômica e social, faz-se Mister amenizar tal problema.

De acordo com pesquisas feitas pelo Instituto de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) o ensino médio lidera com 11,2% de casos de evasão escolar. Devido ao exagero de conteúdos cobrados pelos professores - dificultando a aprendizagem - ocasiona um aumento na falta de interesse dos alunos em frequentar as aulas. Isto mostra que as metodologias de ensino atuais são ineficientes, causando a desistência do aluno em relação à escola, e como resultado temos um forte aumento nos níveis de pobreza e de violência no país.

Ademais, o ‘bullying’ também é um forte motivo para essa evasão. Os jovens por estarem em fase de desenvolvimento não sabem lidar com as diferenças do outro, de tal modo o ‘bullying’ faz com que o aluno perca a vontade de frequentar a escola e a falta de ajuda psicológica para lidar com esses conflitos faz com que a pessoa possa desenvolver doenças mentais, como ansiedade e depressão, e assim acaba se isolando.

Portanto, é de suma importância que medidas de intervenção sejam tomadas com urgência. Desse modo cabe ao Ministério da Educação por meio de pesquisas nas escolas, elaborar metodologias de ensino que ajude o aluno a desenvolver interesse nas aulas. Por fim, é extremamente necessário a presença de conselheiros escolares a fim de oferecer ajuda psicológica e deste modo a evasão escolar irá diminuir de forma significante no país.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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