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A Revolução Industrial, foi caracterizada pela modernização das indústrias, com a inclusão das máquinas no processo de produção. Essa transformação exigiu dos trabalhadores uma mão de obra qualificada nas fábricas, o que favoreceu a expansão e os investimentos na educação, tornando um fator essencial na vida de todos. Porém, apesar da grande importância educacional, a realidade brasileira com relação a evasão escolar é crescente, devido aos diversos obstáculos presentes na vida desses indivíduos. Nesse contexto, dois pontos não podem ser negligenciados: a estrutura socioeconômica e o desinteresse dos jovens.
Sob esse viés, de acordo com o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, '' a educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo''. Contudo, existe pessoas que não possuem oportunidades suficientes para ter uma boa base educacional, devido a baixa condição financeira, o que é extremamente preocupante. Isso ocorre porque, os indivíduos de baixa renda, são obrigados a largarem os estudos, com o objetivo de garantir o sustento e as necessidades básicas de sua família, e com a baixa estrutura econômica, essas pessoas encontram-se divididas entre ir à escola para garantir o seu futuro ou trabalhar para garantir a sua sobrevivência. Como conseguinte, a educação dessa população é prejudicada, assim como as oportunidades futuras de um emprego melhor. Diante a isso, é inadmissível que essa situação continue a ocorrer.
Ademais, segundo o canal CNN, '' 1 a cada 4 jovens desistem da escola no ensino fundamental, e 42% dos brasileiros não terminam o ensino médio''. Dessa forma, percebe-se que no contexto da realidade brasileira, a educação vem sendo negligenciada, com o desinteresse dos jovens pelos estudos, o que é um grave problema. Isso porque, os alunos que apresentam uma defasagem de aprendizado junto à dificuldade de acompanhamento dos conteúdos escolares, desistem de continuar os estudos, pois, acreditam que não têm capacidade o suficiente para aprender os assuntos dados nas aulas e não são motivados a continuar, gerando a falta de interesse escolar. Consequentemente, há o abandono das instituições de ensino por parte desses jovens, prejudicando a sua base educacional e futuras oportunidades. Diante ao exposto, urgentemente, medidas devem ser tomadas.
Portanto, certamente, o problema deve ser resolvido. Para isso, cabe ao Estado- que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a harmonia social- promover uma arrecadação de fundos, que ajude os cidadãos que possuem baixas condições financeiras, contribuindo para que esses indivíduos possam retornas às escolas e as necessidades básicas de sua família sejam garantidas, por meio de campanhas publicitárias, a fim de garantir um futuro melhor para essa sociedade. Assim também, promover palestras de incentivo estudantil aos jovens. Desse modo, haverá a permanência escolar da população, promovendo uma mudança significativa na realidade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

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Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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