Em uma primeira análise, ressaltar-se a ausência de medidas governamentais para o combate Evasão Escolar. Nesse sentido, é notório que o não comparecimento de adolescente e crianças no âmbito Escolar, está associada a falta de escolas em zonas onde predomina o trabalho infantil, o bullying, a falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumprem sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a Educação, o que infelizmente é evidente no País.
Ademais, é fundamental apontar o falta de incentivo entres professores e alunos, como impulsionador da Evasão Escolar no Brasil. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire "Quem ensinar aprender ao ensinar. E Quem aprender ensinar ao aprender". Diante de tal exposto, compreender as circunstâncias dos aluno, está ligada a fatos do seu cotidiano que influenciam á não volta a escola, assim o estudante acabar abdicando do campo escolar. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreender-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso e imprescindível, que a Escola, por intermédio de diretores e professores, desenvolvam e implementar ações de busca ativa, de aproximar e envolver a comunidade Escolar e promover mais diálogo com a família, com consequente a melhorar do clima escolar, afim de incentivar os alunos para que queiram muda sua realidade. Assim se consolidará uma sociedade mais tolerante , onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.