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#46532
A Constituição Federal de 1988, Documento Jurídico mais importante do País, prevê em seu artigo 6°, o direito à Educação como inerente a todo cidadão Brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a Evasão Escolar no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa análise, dos fatores que favorecem esse quadro.
Em uma primeira análise, ressaltar-se a ausência de medidas governamentais para o combate Evasão Escolar. Nesse sentido, é notório que o não comparecimento de adolescente e crianças no âmbito Escolar, está associada a falta de escolas em zonas onde predomina o trabalho infantil, o bullying, a falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumprem sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a Educação, o que infelizmente é evidente no País.
Ademais, é fundamental apontar o falta de incentivo entres professores e alunos, como impulsionador da Evasão Escolar no Brasil. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire "Quem ensinar aprender ao ensinar. E Quem aprender ensinar ao aprender". Diante de tal exposto, compreender as circunstâncias dos aluno, está ligada a fatos do seu cotidiano que influenciam á não volta a escola, assim o estudante acabar abdicando do campo escolar. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreender-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso e imprescindível, que a Escola, por intermédio de diretores e professores, desenvolvam e implementar ações de busca ativa, de aproximar e envolver a comunidade Escolar e promover mais diálogo com a família, com consequente a melhorar do clima escolar, afim de incentivar os alunos para que queiram muda sua realidade. Assim se consolidará uma sociedade mais tolerante , onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#46538
@JoaoVictor21, a base do seu texto está boa, gostei. Você tem boa noção do modelo da redação do ENEM, apesar de fazer uso de um modelo pronto. Creio que o colega acima, equivocou-se um pouco em relação a algumas observações, então o que digo para você é que a estrutura está OK, repertórios também, assim como o uso de conectivos. No entanto, cuidado ao escrever para que não acontecem alguns erros de escrita e dê maior atenção também a conclusão, pois apesar de bem feita, o detalhamento não se mostra evidente. A real é que seu texto está bom sim, somente precisa de ajustes. Bons estudos! :D
#46540
Bom... prefiro fazer uma correção, @JoaoVictor21!

Erros
Correção
Comentários
Os 5 elementos
Outras observações

Introdução
A Constituição Federal de 1988, Ddocumento Jjurídico mais importante do Ppaís, prevê em seu artigo 6°, o direito à Eeducação como inerente a todo cidadão Bbrasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a Eevasão Eescolar no Brasil, dificultando, desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa análise, dos fatores que favorecem esse quadro.
Boa introdução, nada a dizer!

Desenvolvimento 1
Em uma primeira análise, ressaltar-se a ausência de medidas governamentais para o combate a Eevasão Eescolar. Nesse sentido, é notório que o não comparecimento de adolescente e crianças no âmbito Eescolar, está associada associado a à falta de escolas em zonas onde predomina o trabalho infantil, o bullying, a falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se uma violação do "Contrato Social", já que o Estado não cumprem cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a Eeducação, o que infelizmente é evidente no Ppaís.
Bom desenvolvimento. O que está te prejudicando durante o texto é a escrita, principalmente os erros de letras iniciais maiúsculas ou minúsculas. Basta entender que maiúsculas são para nomes próprios: Brasil, Estado (com sentido de país), Constituição, enfim e, vale ressaltar que o tema não deve ser escrito com letra inicial maiúscula, mas sim minúscula. Agora as minúsculas são para nomes comuns: país, escola, escolar, evasão, etc. De resto, é um bom parágrafo!

Desenvolvimento 2
Ademais, é fundamental apontar o a falta de incentivo entres entre professores e alunos, como impulsionador da Eevasão Eescolar no Brasil. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire "Quem ensinar ensina aprender aprende ao ensinar. E Qquem aprender aprende ensinar ensina ao aprender". Diante de tal exposto, compreender as circunstâncias dos aluno alunos, está ligada a fatos do seu cotidiano que influenciam á a não volta a escola, assim o estudante acabar acaba abdicando do campo escolar. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Bom desenvolvimento também, mas cuidado com erros de concordância e com os mesmos erros descritos no parágrafo anterior. Além disso, por ser um modelo, sua argumentação fica um pouco rasa, então é legal melhorar isso!

Conclusão
Depreender-se Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso e é imprescindível, que a Eescola (agente), por intermédio de diretores e professores (meio/modo), desenvolvam e implementar implementem ações de busca ativa, de aproximar e envolver a comunidade Eescolar e promover mais diálogo com a família (ação), com consequente a melhorar melhora do clima escolar (seria o detalhamento?), afim a fim de incentivar os alunos para que queiram muda mudar sua realidade (efeito/finalidade). Assim se consolidará uma sociedade mais tolerante , onde o Estado desempenha corretamente seu "Contrato Social", tal como afirma John Locke.
Creio que sua proposta esteja completa, apesar de o detalhamento não ser muito evidente!

Preferi fazer essa correção assim, para você perceber que seu texto não é ruim, mas sim peca nos muitos desvios. De resto, não há grandes problemas, somente a argumentação que está um pouco rasa devido o uso de um modelo. É só reparar seus erros de escrita que são bem simples e argumentar mais, pronto... 900+ garantido! Bons estudos.
#46803
@Rer, peço primeiramente gentileza a se referir as pessoas. Fiz uma correção detalhada para que ele percebesse que não errou tanto assim e pode melhorar, já que seus comentários Rer foram de certa forma sarcásticos e debochados. Seja mais gentil ao fazer críticas e ao invés de debochar de erros dos outros, olhe para os seus próprios!

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