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Por Aster
#77873
fuga das escolas

Não há como negar que no período de pandemia a evasão escolar cresceu de forma ampla em todo o Brasil. De acordo com a Constituição brasileira a norma determina que é aluno com risco de evasão escolar aquele que atingir 30% do limite das faltas permitidas no ano letivo, seguindo as recomendações da Lei de Diretrizes e Bases de Educação (LDB) - Lei Federal 9.394/96. Segundo dados da Unicef, 3,8% dos estudantes com idade entre 6 e 17 anos abandonaram as escolas em 2020, aproximadamente 1,38 milhões de pessoas. Esse alto número se deve a fatores como a alta desigualdade social no Brasil, que impossibilitou muitos jovens a terem o devido acessão a educação virtual. Outro ponto a ser discutido foi a má preparação das escolas no geral para o ensino a distância, ocasionando o desinteresse e consecutivamente o abandono escolar.
No filme “Escritores da Liberdade” de 2007, fala sobre as dificuldades e a importância da profissão de professor, de forma comparativa vimos no nosso país uma realidade de professores que lecionam em regiões mais pobres fazendo o possível e impossível para poder dar aula e não deixar que seus alunos abandonassem a escola. Desse modo, é notório que a desigualdade econômica e social foi um agravante para que crianças e adolescentes deixassem os institutos de ensino, fosse por não terem condições de assistir aula remotamente ou para trabalhar e ajudar os pais com as contas de casa, fazendo com que, em alguns casos, os professores tivessem que ir pessoalmente atrás de seus alunos para poder passar a matéria.
Somado a isso, a falta de preparação das escolas para o ensino a distância ocasionou a perda de matéria para muitos alunos que não tiveram o devido acesso ao conteúdo, seja pela falha de comunicação aluno e professor, falta de material para estudo, que deveria ter sido proporcionado pela escola, ou, por fim, pela falta de qualidade nas aulas remotas, com professores despreparados para lidar com a tecnologia. Segundo o economista britânico William A. Lewis "Educação nunca foi despesa. Sempre foi investimento com retorno garantido”, através desse ponto de vista pode-se dizer que faltou preparo por parte das instituições de ensino e do governo para garantir que os conteúdos necessários chegassem aos estudantes.
Convém, portanto, ao Governo brasileiro, juntamente com as escolas e o ministério da educação, elaborar uma melhor qualificação dos professores com relação ao uso da tecnologia e incentivar os jovens à voltar aos estudos, buscando meios de facilitar seu acesso as matérias ou ao seu retorno à escola. Esses planos podem ocorrer através cursos de educação digital para os professores, fornecido pelo governo, campanhas para o retorno as escolas através da mídia, uma maior disponibilidade das instituições de ensino juntamente com uma maior disposição de material de estudo, físico e digital, bem como um maior auxílio as famílias de baixa renda que precisaram da ajuda dos filhos para o sustento. Dessa forma a evasão escolar diminuirá e Brasil caminhará para um futuro mais próspero.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

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Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

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Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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