Segundo o Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (Pnud), uma a cada quatro crianças abandonam a sala de aula. As situações nas quais muito dessas pessoas vivem, contribuem para essa evasão das escolas, dentre elas: distância das instituições de ensino, condições precárias das escolas, professores com conhecimentos acadêmicos que deixam a desejar, contribuindo assim, para que o educando perca o interesse nos estudos.
As diferenças financeiras e de cor, são outros fatores a serem considerados que levam grande parte desses jovens a abrir mão de seus sonhos e objetivos, pois muitos não conseguem cobrir gastos com materiais de suma importância em sua formação.
O que fazer diante de dados tão preocupantes? Como criar incentivos que englobem todas essas pessoas , para que tenham uma educação de qualidade e fazê-las terem interesse, não somente em concluir o ensino básico, mais acima de tudo serem cidadãos com conhecimentos e de ampla visão para o futuro?
Criação de projetos educativos que despertem o interesse dos jovens e adultos, seria um começo para alavancar outras medidas de intervenção a evasão escolar, outro tópico a ser trabalhado é a ampliação das escolas e promover capacitação profissional, abrangendo pessoas que tem interesse em trabalhar, sem deixar os estudos.
Dentre tantas medidas, também podemos citar: Qualificação dos professores, Interação entre alunos e educadores, palestras educativas, incentivo do governo na criação de bibliotecas com fácil acesso ao conhecimento, proporcionando aos alunos também acesso a computadores, para aprendizagem no mundo da tecnologia, além de medidas interdisciplinares.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada