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Por Istephanie
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#67414
De acordo com o conceito jurídico de plágio, plagiar significa “apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria.”(Definição/conceito de acordo com o google). Isto de fato nos mostra de uma maneira geral, o conceito de plágio. Entretanto é preciso que a gente tenha uma visão mais reflexiva sobre o plágio.
Lamentavelmente é possível que todos já tenham praticado o ato de plagiar, seja publicando uma matéria que achamos interessante sem prestar os créditos a quem criou, ou até mesmo tomando posse de uma ideia pertencente a outra pessoa, se auto-intitulando dono de tal ideia. Este tipo de conduta antiética é frequente em nossa convivência com o outro e infelizmente estamos dispostos a experienciar este tipo de atitude.
“Plágio é crime, não copie. Todos têm a capacidade de criar, então se inspire e invente algo novo, algo original. Supere expectativas!” Garota de Vênus. É indispensável compreender a diferença entre inspirar-se e plagiar, são palavras com conceitos de extrema divergência, pois de acordo com a tal Garota de Vênus, precisamos inventar algo novo. Afinal, 2 ideias iguais servem apenas para os mesmos propósitos, e 2 ideias diferentes podem servir para um ou mais objetivos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 40

Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada, apresentando graves e frequentes desvios de coesão textual. Na redação enquadrada neste nível, há sérios problemas na articulação das ideias e na utilização de recursos coesivos: frases fragmentadas; frase sem oração principal; períodos muito longos sem o emprego dos conectores adequados; repetição desnecessária de palavras; não utilização de elementos que se refiram a termos que apareceram anteriormente no texto.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 0

Você não atingiu os critérios definidos na Competência 5. O participante não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.

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Por Gi69
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#67678
Oii, estou um pouco ocupada agora, mas logo eu vejo😃😃😃

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Gi69
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#67700
✍🏾✍🏾INTRODUÇÃO ✍🏾✍🏾
✅ você usou a estratégia da definição da palavra-chave para começar seu texto, o que é muito bom.
✅a sua tese é que precisamos ter uma visão mais reflexiva acerca do plágio. Aconselho não usar "a gente" e manter seu texto na 3° pessoa.
"Entretanto é preciso que se tenha uma visão mais reflexiva sobre o plágio."
❌ Faltou o "spoiler" dos seus argumentos.
📝Perceba: na introdução é bom você começar com uma contextualização/repertório/ definição ou algo do tipo. Depois você precisa apresentar sua tese e seus argumentos. 📝
😁Dica: seja mais direta para não gastar muitas linhas na introdução porque pode faltar nos desenvolvimentos😁

📝Desenvolvimento 1📝
Você deve manter o seu texto na 3° pessoa do singular. Não é bom generalizar, você poderia ter colocado "muitas pessoas", uma vez que nem todo mundo plageia.
📝Para o desenvolvimento sugiro:
Começar com um tópico frasal, ou seja, comece apresentando seu argumento. Diga sobre o que você vai falar ao longo do parágrafo. Isso é a causa do problema. Depois, aprodunde um pouco mais dizendo como esse problema ocorre. Se apresentar uma prova do que você está falando fica ainda melhor. Para finalizar aponte alguma consequência bem detalhadinha e feche o parágrafo dizendo de forma impessoal na 3° pessoa o que você acha do problema. Exemplo: "Assim, é inegável a urgência de uma intervenção no impasse. "
Se tiver dúvidas sobre isso pesquise e se puder ajudar estou aqui.😊


😬Não entendi se o 3° parágrafo foi um desenvolvimento ou uma conclusão. Sugiro atentar-se ao que disse, além de elaborar uma proposta de intervenção.
Na conclusão você deve solucionar o problema. Pesquise sobre isso no YouTube: como fazer uma conclusão para redação do Enem.😬

❌❌❌❌❌
Mais uma coisinha: O enem ama conectivos e no seu texto está faltando, isso faz você perder nota. Pesquise também!

Bons estudos!

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Gi69
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#67702
Estude a estrutura da redação, além de coesão e coerência
Quando for fazer a próxima redação faça as seguintes perguntas:


NA INTRODUÇÃO:
Como vou iniciar meu texto? Citação, filme, lei , definição, etc?
O que eu penso sobre esse tema?
Quais são as causas desse problema?

NO DESENVOLVIMENTO:
Retome a 1° causa.
Como isso ocorre?
Quais as consequências disso?
Tente comprovar o que você disse em uma dessas perguntas.

NA CONCLUSÃO:
Como vou resolver esse problema? De que maneira? Quem vai resolvê-lo? Para quê?


Isso pode ajudar a montar a redação.

Esforço é essencial, mas não é só com isso que chegamos onde queremos. Força, galera!
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Por Istephanie
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#67705
Muitoooo obrigada @Gi69 , você está me ajudando muito. Buscarei melhorar esses "pontos".❤
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