Inicialmente, é notório que a ausência de políticas públicas figura como primeira causa do impasse. Sobre isso, cabe ao Estado, a garantia de preceitos civis a todos cidadãos, como o direito à dignidade. Entretanto, isso não ocorre, tendo em vista a omissão estatal em promover políticas públicas, a exemplo de centros de acolhimentos e psicólogos aos idosos. Isso pode ser comprovado quando há a necessidade de debater sobre o tema supracitado, o que apenas contribui para o surgimento de doenças mentais, como a depressão, a esse povo, impedindo que tenham uma velhice digna e tranquila.
Outrossim, cabe analisar a influência da mídia como segunda causadora do problema. Nesse sentido, as pessoas tendem criar sua própria opinião naquilo que estão em constante contato, sendo facilmente influenciáveis pela mídia. Junto a isso, a negligência ocorre porque tal agente omite campanhas conscientizadoras da importância de respeitar e cuidar dos idosos, pois esse grupo detém necessidades especiais e precisam de apoio. Em decorrência disso, os telespectadores são privados de compreender os reais perigos da não valorização dos mais velhos, como passar um péssimo exemplo as gerações futuras.
Portanto, para inserir uma nova iniciativa coletiva, são necessárias ações concretas e eficazes. Para isso, é de extrema importância a operação do Congresso Nacional, órgão constitucional responsável pela elaboração e fiscalização de leis, na formulação de uma legislação que promova uma alternativa para valorização dos idosos, por meio de reuniões com especialistas em psicologia e acolhimento ao idoso, com objetivo de diminuir o poder de influência das mídias e, futuramente, restaurar o progresso nacional. Desse modo, tanto o Estado quanto a mídia respeitarão o direito à dignidade do idoso
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada