Sob esse viés analítico, é imperioso destacar a ineficácia legislativa como propulsora desse revés. Nessa perspectiva, conforme a égide da Constituição Federal, o emprego é um direito de todos e é dever do Estado garantir o trabalho, contudo, a prática deturpa a teoria, pois de acordo com os especialistas mais de 10% da população brasileira são idosos e maior quantitativo não tem emprego por consequência do preconceito presente na sociedade diante à velhice. Destarte, verifica-se a imprescindibilidade da mudança desse cenário.
Outrossim, há de considerar o preconceito da capacidade dos idosos como impasse no corpo civil, em um dos versos da música “Panela velha” de Sérgio Reis, ressalta que “panela velha é que faz comida boa” fazendo referência a experiência dos idosos conseguinte a vida. Logo, é inadiável que a assistência a esses idosos expostos ao Etarismo, seja alcançada, a partir de medidas governamentais.
Nota-se evidente, portando, a necessidade de mitigação dos entraves em prol da questão do Etarismo na sociedade contemporânea. Posto isso, urge que a Mídia, veículo formador de opiniões, estabeleça uma parceria com o Ministério do trabalho e emprego, órgão governamental responsável pela execução de empregos para os brasilicos, divulgar a importância dos idosos no meio do mercado de trabalho apresentando suas experiências e aptidão, por meio das redes sociais, com o objetivo da diminuição de idosos desempregados. A partir dessa ação, o corpo que não tinha nenhuma força exercida passará a ter, tornando assim a resolução desse imbróglio social.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.