De início, entende-se que a negligência estadual é um fator crucial para o entrave na sociedade. Já que muitas vezes suas ações são inválidadas, ou descartadas, quando é o casa de procura de emprego. Muitas vezes os empregadores preferem pessoas mais jovens, ou então apenas descartam os idosos por conta da tecnologia usada na empresa, e a falta de paciência em ensinar.
Ademais, podemos destacar também, que a negligência familiar é um fator crucial que impulsiona a problemática, já que muitas vezes a pessoa idosa é tratada como parasita pela família. Entretanto quando olhamos para outro país, como o Japão, percebemos que a sociedade tem uma visão e tratamento diferente com os mais velhos, já que no país, a velhice é sinônimo de sabedoria.
Diante disso, percebe-se que a sociedade não entende o quão grave o etarismo é. Portanto cabe ao Estatuto do Idoso juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, promover campanhas e até mesmo, usar as redes sociais, como Instagram e Facebook, que são plataformas de grande alcance nacional, para fazer publicações sobre a conscientização do etarismo. Assim os mais velhos teriam enfim, uma vida digna, como prevê o artigo 5° da Constituição Federal.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.