Em primeiro plano, é necessário ressaltar que a intitulada “Década do Envelhecimento Saudável”, período em que vivemos, é um momento onde a vida tem uma expectativa cada vez maior. A esse respeito, o filósofo Platão afirma que “O importante não é viver, mas viver bem”. Desse modo, é de suma importância na atualidade, que todos tenham plena dignidade em seu envelhecimento, sendo essencial um aumento na qualidade de vida para a população cada vez mais idosa. Nesse viés, enquanto a população mais velha de nosso país não tiver o apoio necessário, continuaremos convivendo com a mazela.
Ademais, outro fator responsável pelo etarismo no Brasil, deve-se à sua herança histórica. Na era Vitoriana, os idosos eram considerados enfermos à sociedade, sendo assim considerados causadores de despesas desnecessárias. De fato, atualmente, o grupo é visto por muitos como um fardo, apenas por reivindicar seus direitos assegurados pelo governo, tais como a aposentadoria. Dessa forma, torna-se necessário que seja feita uma intervenção de modo a inserir todo o âmbito coletivo no mesmo plano social.
Fica evidente, portanto, que o preconceito contra idosos, postula o desejo de uma sociedade unida e igualitária. Nesse contexto, cabe ao Governo Federal, órgão responsável pelos direitos da população, reformular o estatuto do idoso, de modo a incrementar a sua qualidade de vida e de lhe fornecer todos os seus direitos assegurados por lei. Desse modo, nossa sociedade promoverá a inclusão de todas as faixas etárias, contrariando o etarismo sofrido por Ben Whitakker.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada