Em primeiro lugar, a má formação educacional é um agravante do etarismo. Nesse sentido, segundo o pedagogo Paulo Freire, "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor". Nesse viés, a premissa sobredita se encaixa no contexto brasileiro, pois parte da população, devido ao ensino lacunar, age preconceituosamente com os idosos, oque ocasiona em uma faixa etária humilhada pelas gerações mais novas. Dessa forma, em decorrência de uma falha dos educandos, a problemática perdura no país.
Ademais, a mídia é mais um fator que agrava o etarismo no Brasil. Sob essa perspectiva, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, as instituições, cujo dever é promover a democracia, não devem se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia, a qual tem o papel de disseminar conhecimento, ao invés de orientar a população no tocante ao preconceito contra os idosos, faz é alienar a sociedade mediante conteúdos empobrecidos os quais não abordam melhoria nos tratamentos com o público mais velho na nossa sociedade. Logo o setor midiático tem interferência na manutenção do problema.
Portanto, faz-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas quanto ao etarismo. Para isso, compete a constituição legislativa brasileira, cuja função é deixar claro os direitos de todo o público, incluindo as pessoas de faixa etária avançada. Com o intuito de manter a ordem e decência na população. Além disso, o governo deve punir quem infringir as leis, a partir de multa e dependendo até cadeia, com o escopo de garantir o respeito com os civis de todas as idades. Por fim, com essas ações, pode-se ter uma nação diferente da citada animação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada