O preconceito contra os idosos é estrutural e está enraizado na sociedade contemporânea devido à formação social e ideológica. Vemos o etarismo presente em palavras ditas por pessoas no supermercado, em visões estereotipadas e em empresas multinacionais. Muitos indivíduos não são contratados por empresas devido à sua idade, o que pode acarretar problemas emocionais, ansiedade e até depressão, já que esses indivíduos podem se sentir inúteis para a sociedade.
Contudo, essas pessoas de maior faixa etária são muito experientes e possuem maior vivência e conhecimento de mundo, o que as torna capacitadas, às vezes até mais do que muitos jovens, pois possuem muita responsabilidade e compromisso.
Portanto medidas são necessárias para resolver esse impasse, o Estado, por meio dos ministérios, deve promover campanhas e políticas públicas nas escolas e em todo o país, nos meios de comunicação como canais de televisão e redes sociais. No entanto, vale ressaltar que também é importante produzir campanhas para adultos, para não propagarem esse preconceito, visto que um dia também poderão sofrer com o etarismo se não o combaterem. Não basta apenas conscientização; o governo deve criar leis e ações que obriguem as empresas a contratar funcionários de maior faixa etária, desse modo garantindo a inclusão desses cidadãos. Somente desse modo será possível alcançar, na sociedade, o fim do etarismo, chegando aos ideais perfeitos propostos na obra de Thomas More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.