Avatar do usuário
Por vitoria88
Quantidade de postagens
#123404
Segundo o físico alemão Albert Einstem:" Nenhum problema pode ser resolvido pelo mesmo estado de consciência que o criou. A partir dessa máxima, pode-se entender a questão do Etarismo, Afinal, esse gravíssimo problema social esta relacionado à maneira de agir e pensar tanto da esfera social quanto governamental.
De início, pode-se menciones a omissão social e sua influência sobre o etarismo. Nesse sentido, José Saramago, escritor português, considerava que se vive em uma era de cegueira generalizada acerca dos problemas coletivos. Sendo assim, no Brasil, a sociedade ignora a questão do tratamento igualitário entre as gerações. É notável a falta de empreendedores que poderiam promover uma inclusão mais efetiva dos idosos por meio de políticas de contratações mais abrangente. Infelizmente, tal omissão contribui para agravar as dificuldades enfrentadas por indivíduos que dependem de oportunidades equitativas, independente da idade.
Inicialmente, pode-se discutir como a fragilidade do Estado de Bem-Estar Social, na sociedade brasileira, impacta o etarismo. Nessa perspectiva, John Locke, filósofo inglês, afirmava que o contrato social cria o poder política, que visa garantir os direitos individuais. No entanto, na realidade nacional, o poder público quebra tal preceito quando deixa de implementar políticas que asseguram a inclusão e a proteção dos direitos dos idosos. Dessa forma, a desconstrução de um Estado-Providência, no Brasil, acarreta a exclusão e marginalização dos mais velhos, contribuindo para a perpetuação de estereótipos negativos.
Para combater o etarismo nacional, o Ministério da Cidadania deve promover campanhas em parceria com ONGs e instituições de pesquisa, visando valorizar e incluir os idosos. Além disso, a mídia pode desempenhar um papel vital na desmistificação de estereótipos por meio de programas de TV e redes sociais, promovendo uma visão mais inclusiva e respeitosa dos idosos
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
703 Exibições
por allycepianca
0 Respostas 
575 Exibições
por allycepianca
0 Respostas 
390 Exibições
por walcr
A questão do etarismo do Brasil
por Beatedros    - In: Outros temas
4 Respostas 
3797 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
225 Exibições
por sophialara2
Os desafios do etarismo no Brasil
por fegomess    - In: Outros temas
2 Respostas 
496 Exibições
por adrianasmp
Etarismo no Brasil
por sarahrocha05    - In: Outros temas
0 Respostas 
411 Exibições
por sarahrocha05
"Desafios para combater o Etarismo no Brasil"
por helenaluz    - In: Outros temas
5 Respostas 
442 Exibições
por GeovanaAnt
O etarismo no Brasil
por ShiroBakah    - In: Outros temas
4 Respostas 
1589 Exibições
por ShiroBakah
0 Respostas 
53 Exibições
por PamelaSan21

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM