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Por sarahrocha05
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No filme Up Altas Aventuras, da Pixar, é retratada a vida de Carl, um senhor de idade que está prestes a perder sua casa e é forçado a se internar em um asilo devido a um acidente onde ele acerta a sua bengala em um homem. Paralelamente à ficção, é possível observar que o avanço do etarismo trouxe impactos negativos na sociedade brasileira. Tais como a exclusão social e a escassez da participação ativa e produtiva dessas pessoas na sociedade.
Em primeiro lugar vale ressaltar que a censura das pessoas idosas entre os membros da sociedade brasileira é estimulada pela ignorância da população. Uma vez que, existe a concepção de que as pessoas idosas não devem ser valorizadas pois são um fardo para a sociedade, já que elas precisam de recursos, a mais, do estado para viver.
Ademais, o avanço do etarismo trouxe consigo como ponto principal a desigualdade dos direitos entre os idosos e os jovens. Visto que, com o avanço tecnológico existem padrões sociais que desfavorecem o desenvolvimento das pessoas de saborear a senioridade e desvaloriza o status social das pessoas mais velhas.
Fica evidente, portanto, que reduzir os efeitos negativos dessa problemática é fundamental para restabelecer os direitos dos idosos. Para isso, é importante que o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania - órgão responsável pela coordenação de setores que implementam políticas voltadas à promoção e proteção dos direitos humanos no Brasil - encontre um equilíbrio entre os benefícios da juventude e da senioridade. Essa ação deve ser feita por meio de uma expansão de normas internas contra a descriminação de pessoas idosas e a adequação de políticas públicas que incentivem o recrutamento de pessoas acima de 50 anos visando criar estratégias para que assim seja possível evitar conflitos geracionais.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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