Em primeiro lugar é importante destacar que devido ao imediatismo e constante busca pela produtividade e lucro do sistema econômico capitalista, indivíduos com mais de 55 anos lidam com dificuldades absurdas para conquistar seu espaço no mercado de trabalho. Segundo o filósofo Chul-Han, escritor do renomado livro "Sociedade do Cansaço", os tempos atuais são ditados pela "ética do desempenho" e as pessoas têm sua relevância medida com base na sua produção e contribuição para a economia. Assim, pessoas mais velhas que consequentemente têm sua produtividade afetada pela idade, lutam contra o imediatismo e obsessão por lucro das gerações mais novas quando tentam viver uma vida diferente da "esperada".
Além disso, o preconceito ligado aos sêniores dificulta a inserção dos mesmos na sociedade atual. No filme "Patch Adams: O Amor Contagia", por exemplo, é retradada a história de um senhor idoso que decide fazer faculdade de medicina e, devido sua idade avançada, sofre com os preconceitos dos outros estudantes e até mesmo dos professores. Paralelamente, idosos que buscam aproveitar a velhice de forma ativa e dinâmica enfrentam diariamente os estigmas negativos ligados à eles. Logo, fica claro como grande parte da exclusão dos mais velhos do mercado de trabalho e da sociedade se dá devido ao preconceito sobre os mesmos.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério de Desenvolvimento Social deve garantir a inclusão de idosos tanto no mercado de trabalho quanto da sociedade, por meio de um projeto de lei que será entregue à Câmara dos Deputados, nesse projeto constará um pedido de "Cotas para Idosos", onde uma porcentagem das vagas de cada empresa será reservada para pessoas com mais de 55 anos para assim frear a questão do etarismo no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.