Em primeiro lugar, a lenta mudança na mentalidade social, no que tange ao etarismo, é um dos fatores que impedem esse processo. Nessa perspectiva, assim como é retratado no filme “Up! Altas Aventuras”, a constante invalidação em ligação à indivíduos de maior idade é cada dia mais banal hodiernamente, o que contribui para a propagação desse pensamento retrógrado. Diante dos fatos apresentados, faz-se mister a reformulação desses parâmetros.
Em segundo lugar, nota-se que o comunismo é outra problemática em relação ao etarismo. Nesse aspecto, o filósofo Lipovetsky afirma que a teia social atual passa por um hiperconsumo, isto é, a lógica mercadológica pauta todas as relações sociais. Desse modo, a valorização do novo em comparação ao velho, que fica marcado como ultrapassado, reforça o preconceito já existente. Nesse cenário, faz-se necessária uma melhor conscientização popular.
Portanto, visto os desafios que contribuem para esse estigma, medidas são necessárias para revertê-los. Diante disso, cabe ao Governo Federal, instituição de poderio máximo no Brasil, garantir a compreensão do processo natural da vida, por meio da realização de campanhas de comunicação, visando amenizar o estereótipo etário. Concomitantemente, a mídia deve disseminar informações necessárias, através de redes sociais e plataformas digitais, buscando uma melhor politização do público alcançado. Mediante a essas ações concretas, a realidade da obra “Utopia” não figurará somente no âmbito literário.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.