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Por vertinho
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#124671
Na animação “Up: Altas aventuras” da Disney, o personagem Carl de 78 anos de idade, é um singelo vendedor de balões que após um incidente é considerado uma ameaça para si sendo obrigado a ser internado. Desse modo, percebe-se que a animação se assemelha muito com a realidade, visto que a invisibilidade e o preconceito contra idosos é um fator que vem em forte crescente no país, devido ao descaso governamental e a ignorância humana associados a tais. O que impede a ascensão social dos brasileiros.
Primeiramente, importa salientar o descaso governamental como um dos principais fatores dessa realidade, visto que não se há um grande empenho em desenvolver políticas publicas em prol dos idosos. Para o filósofo Thomas Hobbes o Estado têm a obrigação de garantir o bem-estar da população com o intuito de manter a paz do país. Sob essa ótica, é visível a contradição da fala de Hobbes com o que o Estado vem cumprindo ao longo dos anos em relação a esse grupo social, tendo em vista que, os casos de violência contra idosos vem se alastrando cada vez mais no país devido a falta de políticas publicas eficazes. Desse modo, o comportamento governamental vigente, acentua a negligência e a invisibilidade de pessoas idosas.
Além disso, a ignorância humana acerca de pessoas anciãs é outro fator que impede a melhoria dessa problemática. O ativista Martin Luther King relata que nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância. Sob essa ótica, percebe-se então uma semelhança na fala do ativista com o que é visto na realidade do país, tendo em vista que muitos tem enraizado consigo o pensamento de que idosos não podem realizar determinadas ações por conta de sua idade, gerando então o preconceito contra esse grupo. Logo, tal pensamento impossibilita a quebra de estigmas que são associados a idosos.
Portanto, observa-se que medidas sejam tomadas para evitar que a invisibilidade e o preconceito contra idosos seja um fator ainda recorrente no país. Dessa forma, cabe ao poder legislativo investir em políticas públicas e em debates em prol desse grupo, por meio de projetos e leis que garantem o bem-estar dos idosos e de campanhas de conscientização, afim de assegurar uma boa vida e de quebrar certos estigmas que ainda são pertinentes na realidade contemporânea.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Luscano
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#124703
Olá, tudo bem? A sua argumentação está muito boa, mas atente-se para os seguintes fatores:

C1 - Logo na introdução, uma vírgula era necessária em "é considerado uma ameaça para si* sendo obrigado a ser internado". Ainda na introdução, percebe-se que houve um truncamento (foi separado por ponto o que deveria ser separado por vírgula) em "a ignorância humana associados a tais*.* O que impede...". Houve erro de acentuação em "publicas", "têm" e "vem". Erro sintático identificado em "projeto *e* leis" e "afim". Erro de concordância em "leis que garantem", "têm" e "vem"

Nota: 160

C2 - Você entendeu a proposta do tema, teve repertório pertinente e legitimado, além de que teve um excelente uso. Parabéns!

Nota: 200

C3 - Seu projeto de texto está excelente, porém você poderia argumentar mais.

Nota: 160

C4 - Houve repetição de conectivos intraparágrafos: "desse modo" e "tendo em vista" (isso também é cobrado na C1). Atente-se mais na próxima.

Nota: 160

C5 - Apesar do seu texto possuir uma proposta de intervenção, ela não tem os cinco elementos (agente, ação, modo/meio, detalhamento e finalidade), ficando faltando apenas o detalhamento. Ah, também tome cuidado com a ação de conscientizar, pois às vezes é considerada ação nula.

Nota: 160

Nota final: 840
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