Primeiramente, importa salientar o descaso governamental como um dos principais fatores dessa realidade, visto que não se há um grande empenho em desenvolver políticas publicas em prol dos idosos. Para o filósofo Thomas Hobbes o Estado têm a obrigação de garantir o bem-estar da população com o intuito de manter a paz do país. Sob essa ótica, é visível a contradição da fala de Hobbes com o que o Estado vem cumprindo ao longo dos anos em relação a esse grupo social, tendo em vista que, os casos de violência contra idosos vem se alastrando cada vez mais no país devido a falta de políticas publicas eficazes. Desse modo, o comportamento governamental vigente, acentua a negligência e a invisibilidade de pessoas idosas.
Além disso, a ignorância humana acerca de pessoas anciãs é outro fator que impede a melhoria dessa problemática. O ativista Martin Luther King relata que nada no mundo é mais perigoso do que a ignorância. Sob essa ótica, percebe-se então uma semelhança na fala do ativista com o que é visto na realidade do país, tendo em vista que muitos tem enraizado consigo o pensamento de que idosos não podem realizar determinadas ações por conta de sua idade, gerando então o preconceito contra esse grupo. Logo, tal pensamento impossibilita a quebra de estigmas que são associados a idosos.
Portanto, observa-se que medidas sejam tomadas para evitar que a invisibilidade e o preconceito contra idosos seja um fator ainda recorrente no país. Dessa forma, cabe ao poder legislativo investir em políticas públicas e em debates em prol desse grupo, por meio de projetos e leis que garantem o bem-estar dos idosos e de campanhas de conscientização, afim de assegurar uma boa vida e de quebrar certos estigmas que ainda são pertinentes na realidade contemporânea.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.