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Por notyazi
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Na saga de filmes "Harry Potter", os anciãos são consideradas os sábios e respeitados, pois foram os que acumularam conhecimentos ao longo da vida. Entretanto, tal conjuntura se resume apenas as telas, já que na realidade os idosos são diariamente vítimas do etarismo. Nesse sentido, a invisibilidade e o preconceito contra os idosos é uma prática cada vez comum no Brasil e é pouco debatido, seja por negligência governamental, seja por ocultamento midiático.

  Sob essa ótica, o filósofo Thomas Hobbes, em sua obra "O leviatã" afirma que é função do governo a imposição da ordem e das garantias naturais dos indivíduos. No entanto, esse mesmo ente provoca a necessidade de impor os direitos dos idosos e proteger eles da exclusão, a partir do momento em que ele não efetua o direito dessas pessoas.

  Nesse sentido, o sociólogo Karl Marx, em sua teoria do "Ocultamento dos discursos" diz que alguns temas são omitidos na sociedade a fim de ocultar os mazelas sociais. Sob essa perspectiva, a visão do autor pode ser aplicada em relação ao ocultamento do crime sofrido frequentemente por idosos a respeito do preconceito, e de suas escassas oportunidades na sociedade. Logo, com a falta de debates acerca do etarismo, as pessoas não terão conhecimento suficiente sobre o tema e a problemática continuará.

  Para isso, urge que o poder executivo amplie a verba destinada a órgãos que visem garantir os direitos dos idosos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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