A questão etária no mercado de trabalho é um dos principais obstáculos para o empregado idoso, já que empresas sempre buscam inovar "substituindo o velho", contratando jovens experientes e atualizados no constante avanço tecnológico. A suposição é que o uso da tecnologia, as seguidas horas de trabalho e o adequação a novas modas, gírias e aplicativos são os empecilho para a contratação de pessoas acima de 60 anos, que podem mostrar dificuldade para sair da zona de conforto e aceitar inovações. Um filme que se opõe isso é "o estagiário", que mostra uma relação harmoniosa entre uma chefe da nova geração e um funcionário de costumes antigos, o personagem mostra progresso significativo no uso da internet e entendimento das novidades do mundo. Nesse sentido, para que esse cenário se torne real na sociedade brasileira, é necessário a integração no mercado pela ação do Ministério do trabalho, com projetos de atualização dos idosos no mercado de trabalho.
Nesse contexto, se faz necessário ressaltar que essa parte da população também deve ter garantido o acesso a saúde e atendimento médico, pois são os mais propícios a contrair doenças infecciosas e crônicas, podendo citar o período pandêmico de 2020 como exemplo, no qual os idosos foram os mais afetados pelos sintomas da Covid-19. A constituição de 1988 garante o acesso a qualidade de vida e lazer a todos, o que só reforça a importância de um atendimento à idosos e o acesso a medicamentos, pois muitos idosos que enfrentam o desemprego, ou falta de capacidade física para exercer uma profissão, precisam de remédios que constam preços absurdos. Entretanto, a qualidade de vida de um idoso engloba mais do que a sua saúde, é importante ressaltar que o lazer é um contribuidor, a criação de espaços de conforto para idosos pode vir a ser considerada nesse contexto que deve ser analisado por partes governamentais, como o Ministério da saúde.
Portanto, é necessário a ação do Ministério do trabalho, criará projetos de integração e especialização para idosos de acesso gratuito em espaços públicos, fornecendo cursos de informática e atualização de currículos, dando o diferencial aos mais velhos e experientes. Além disso, a criação pelo Ministério da saúde de um sistema especializado no atendimento ao idoso em hospitais e postos de saúde, com um programa de descontos em medicamentos. Somente tais ações e mais podem tirar o manto da invisibilidade e o preconceito que pairam sobre a população idosa, cessando o etarismo na sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.