Diante desse cenário, existe a ineficiência das leis que condicionam a segurança e a estabilidade para os idosos colaborando para o entrave. De acordo com, a Declaração dos Direitos Humanos todos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos e devem agir com fraternidade um para com o outro. Sob esse viés, é indiscutível a carência de cumprimento das medidas propostas, tendo em vista que muitas pessoas de mais idade ainda se encontram desamparadas judicialmente em vários aspectos de suas vidas.
No filme infantil "Up: Altas aventuras", é retratado a vida de um idoso que por um desentendimento e o desinteresse demonstrado pelos vizinhos em ajudá-lo, o faria perder sua casa. Desse modo, a falta de importância dada em um ponto de vista social para com esses indivíduos acarreta dificuldades em diferentes aspectos nas vidas desses cidadãos.
Infere-se, portanto, que o Estado tome providências catalisadoras a fim de solucionar a eficiência da aplicação das Leis e a pré-ciência estabelecida pela sociedade acerca desses sujeitos de idade avançada. Assim, cabe ao Poder Público trazer a tona nas escolas o tema e investir mais na propagação de conhecimento para a população com maior faixa etária. Tal ação deverá ocorrer através dos canais midiáticos, utilizando-se de sua velocidade de disseminação da informação, de campanhas informativas nas escolas e da mobilização da sociedade para auxiliar essas pessoas. Com isso, espera-se que a lei assegurada no Artigo 5º da Constituição brasileira se torne realidade a todos os brasileiros.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada