Inicialmente é importante destacar o quanto o preconceito associado às pessoas mais velhas está intrínseco na sociedade brasileira, sendo muitas dessas pessoas privadas de várias atividades sociais, desvistas como cidadãos. Segundo Tomas de Aquino, em uma sociedade democrática, todos são iguais perante as leis, tendo direitos e deveres que devem ser providos pelo estado. Contudo, tal afirmação não é uma realidade, na qual pessoas idosas são privadas de várias atividades, consideradas incompetentes e sendo impedidas de se manterem socialmente ativas em meio a ambientes profissionais ou acadêmicos, por exemplo.
Ademais, em conjunto a esse preconceito, é percebido um descaso com os mais velhos, que, assim como qualquer outra faixa-etária, necessita de cuidados direcionados a suas necessidades, mas que são frequentemente ignoradas. Exemplo disso faz-se no filme “Meu Pai” (2020), no qual o protagonista, um idoso, se vê perdido e desolado devido à negligência constantemente direcionada a sua condição física e psicológica. Tal cenário, apesar de fictício, é uma realidade para muitas pessoas da terceira idade que se encontram em uma situação de vulnerabilidade e sofrem constantemente com as consequências desses descuidos.
Diante do exposto, é percebido que se faz necessário uma mudança nessa realidade. Assim, cabe ao governo, juntamente com o Instituto do Idoso promover projetos que unam pessoas da terceira idade periodicamente em espaços recreativos, promovendo atividades variadas, visando promover estimulo físico e cognitivo, além de oferecer nesses espaços atendimentos médico e psicológico, para que seja possível um acolhimento, integração e cuidado, promovendo um envelhecimento saldável de toda uma população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.