Avatar do usuário
Por isas522
Quantidade de postagens
#123667
O filme Up altas aventuras, pertencente ao estúdio Disney, retrata uma relação harmoniosa entre um jovem escoteiro e o protagonista idoso, os quais superam aventuras e desfrutam de uma amizade inigualável. Entretanto, o contexto mostrado na obra ficcional não é refletido na realidade brasileira, como é visto na questão da etariedade- preconceito contra o idoso-, fator que provoca desvalorização dessa grupo etário. Sob esse viés, emerge um grave problema em virtude da negligência estatal e maldade humana.

Ademais, vale ressaltar que a garantia de mobilização do Estado é inexorável, pois a exclusão da população idosa é inadmissível. Acerca disso, a Constituição Federal de 1988, norma jurídica brasileira, assegura cidadania e bem estar a todos. Contudo, essa norma não acontece na prática, dado que a conjuntura atual apresenta desrespeito aos direitos dos idosos, visto na negação de assento prioritário e filas de atendimento. Por conseguinte, o desprezo da terceira idade é recorrente. Logo, urge medidas governamentais para recompor essa calamidade.

Outrossim, cabe salientar que a etariedade evidencia a malificência dos indivíduos. Isso pode ser explicado pelo livro e filme "O silêncio dos inocentes", cujo demostra um aspecto peculiar da malícia humana: a manipulação de vulneráveis sem necessariamente usar violência. Analogamente, existe na realidade nacional essa astúcia maliciosa para com os idosos haja vista os múltiplos casos de golpes por pessoas mal-intencionadas que se aproveitam da ínfima habilidade tecnológica e escassa informatividade. Tendo como consequência a exploração e insegurança desse grupo social. Dessa maneira, urge a mudança desse panorama.

Portanto, a fim de extinguir preconceitos enraizados e promover igualdade social, cabe ao Governo, órgão incumbido de gerir as mazelas da população, promover , não só leis eficazes que viabilizem respeito e bem estar aos idosos, como também palestras de conscientização nas escolas e mídias virtuais para mudar pensamentos e ações. Tais providências irão ocorrer por meio de um programa de segurança e direito à terceira idade. Assim, o cumprimento da Constituição Federal será posto em prática e a cidadania será vivenciada por todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Avatar do usuário
Por isas522
Quantidade de postagens
#123683
Drpdc escreveu:Muito bom 💪
poderia me corrigir nos pontos inadequados por gentileza?
0
Redação do ENEM 2023

Sob a perspectiva histórica, durante o Bras[…]

No livro ''cidadão de papel'', a invisibili[…]

Conforme a constituição federal- nor[…]

O Estado brasileiro, em 2014, diante às ope[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM