Em primeiro plano, a recompensa é frequentemente encarada como uma premiação pelo esforço empregado. Segundo o filósofo Thomas Hobbes "o homem é o lobo do próprio homem" sugerindo que as raízes dos problemas humanitários reside no próprio homem que busca incessantemente o crescimento exclusivo em detrimento do próximo. Nesse contexto, uma vez que o dinheiro é essencial para a subsistência básica, é comum associar a prática voluntária como perda de tempo, por exemplo, no âmbito acadêmico os alunos preferem se dedicar a estágios remunerados. Como resultado, é comum encontrar pessoas desvalorizando aqueles que pensam de forma oposta.
Em segundo plano, a falta de incentivo por parte das escolas é um fator preocupante. Nesse sentido, a revolução industrial marcou a humanidade com a padronização da produção, e esse paradigma foi refletido na educação, que muitas vezes se limita a cumprir uma carga horária dentro de salas de aula fechadas. Essa abordagem limitada revela uma visão inadequada da instituição formadora da sociedade, pois negligencia a atuação de questões sociais e reais que são essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos, como as habilidades interpessoais de proatividade e empatia que são muito requeridas no mercado de trabalho. Dessa forma, o voluntariado pode agregar um valor significativo aos indivíduos.
Em suma, o voluntariado representa uma escolha que reflete a responsabilidade da sociedade como um todo. Nesse contexto, o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania devem incentivar a inclusão do voluntariado na grade curricular, especialmente na matéria de sociologia, por meio de um quadro de oportunidades das instituições necessitadas, criada pela escola, para os alunos poderem exercer nas férias escolares a fim de construir o engajamento social nos jovens. Dessa forma, o portal do voluntariado poderá receber mais pessoas.


Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.