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Por Leite
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#117840
O portal do voluntariado do Estado da Bahia apresenta diversas oportunidades de trabalho voluntário, principalmente na capital. Contrário a essa perspectiva de crescimento pessoal, é preocupante saber que, no Brasil, a prática do voluntariado ainda enfrenta desafios significativos devido a fatores pessoais e de desinteresse da sociedade. Diante desse cenário, é necessário solucionar a supervalorização da remuneração e a inexistência de incentivo da escola.

Em primeiro plano, a recompensa é frequentemente encarada como uma premiação pelo esforço empregado. Segundo o filósofo Thomas Hobbes "o homem é o lobo do próprio homem" sugerindo que as raízes dos problemas humanitários reside no próprio homem que busca incessantemente o crescimento exclusivo em detrimento do próximo. Nesse contexto, uma vez que o dinheiro é essencial para a subsistência básica, é comum associar a prática voluntária como perda de tempo, por exemplo, no âmbito acadêmico os alunos preferem se dedicar a estágios remunerados. Como resultado, é comum encontrar pessoas desvalorizando aqueles que pensam de forma oposta.

Em segundo plano, a falta de incentivo por parte das escolas é um fator preocupante. Nesse sentido, a revolução industrial marcou a humanidade com a padronização da produção, e esse paradigma foi refletido na educação, que muitas vezes se limita a cumprir uma carga horária dentro de salas de aula fechadas. Essa abordagem limitada revela uma visão inadequada da instituição formadora da sociedade, pois negligencia a atuação de questões sociais e reais que são essenciais para o desenvolvimento dos indivíduos, como as habilidades interpessoais de proatividade e empatia que são muito requeridas no mercado de trabalho. Dessa forma, o voluntariado pode agregar um valor significativo aos indivíduos.

Em suma, o voluntariado representa uma escolha que reflete a responsabilidade da sociedade como um todo. Nesse contexto, o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania devem incentivar a inclusão do voluntariado na grade curricular, especialmente na matéria de sociologia, por meio de um quadro de oportunidades das instituições necessitadas, criada pela escola, para os alunos poderem exercer nas férias escolares a fim de construir o engajamento social nos jovens. Dessa forma, o portal do voluntariado poderá receber mais pessoas.

:!: Para deixar claro, fiz essa redação com ajuda do ChatGPT para poder fazer uma comparação das minhas redações (que giram em torno de 800-880 pontos) com um texto mais claro e bem construído, corrigindo problemas de mau posicionamento de conectivos, falta de clareza, mau desenvolvimento, etc. Então, eu escrevi o texto com minhas palavras e argumentos e depois corrigia com ajuda do aplicativo. Se possível pontuar a redação agradeço, pois vai ajudar nas minhas comparações. :!:
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Pxvesq
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#117904
Olá [mention]Leite[/mention],

Ótima redação… Parabéns!!!

Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal: 160

A redação apresenta um bom domínio da modalidade escrita formal, com estrutura e organização adequadas. No entanto, é importante ficar atento a alguns erros ortográficos e de concordância, como por exemplo: "é comum associar a prática voluntária como perda de tempo" - seria "associar a prática voluntária como uma perda de tempo". Além disso, recomenda-se uma maior variedade vocabular e aprimoramento na construção de argumentos.

Competência 2 - Compreender a proposta da redação: 200

A proposta da redação foi compreendida e abordada de forma adequada. O texto discute os desafios enfrentados pelo voluntariado no Brasil, explorando a supervalorização da remuneração e a falta de incentivo das escolas. Houve uma conexão clara entre as ideias apresentadas e a proposta inicial.

Competência 3 - Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista: 160

Foram apresentados argumentos relevantes para defender o ponto de vista proposto. No entanto, seria interessante incluir exemplos concretos ou dados estatísticos que reforcem a argumentação. Além disso, em alguns momentos, a redação poderia explorar mais profundamente as relações entre os fatores apresentados.

Competência 4 - Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: 120

Apesar de apresentar uma estrutura adequada, a redação poderia explorar mais recursos linguísticos para fortalecer a construção dos argumentos. Por exemplo, o uso de citações de especialistas ou exemplos reais poderia enriquecer a argumentação. Também seria interessante aprofundar as relações lógicas entre as ideias apresentadas.

Competência 5 - Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado: 120

A proposta de intervenção apresentada é relevante, sugerindo a inclusão do voluntariado na grade curricular, especialmente na disciplina de sociologia, e a criação de um quadro de oportunidades nas instituições escolares. No entanto, faltam detalhes sobre como essa inclusão seria efetivamente realizada e como o engajamento social dos jovens seria promovido.

Minhas sugestões;

1. Aprofundar os argumentos com exemplos concretos, dados estatísticos ou citações de especialistas.

2. Ampliar a variedade vocabular e a construção de frases mais elaboradas.

3. Reforçar a relação entre os fatores apresentados, buscando uma maior conexão entre eles.

4. Detalhar a proposta de intervenção, explicando como seria efetivamente implementada e quais seriam os possíveis resultados.

Erros que identifiquei;

No trecho: "no âmbito acadêmico os alunos preferem se dedicar a estágios remunerados", (acrescentar vírgula) "no âmbito acadêmico, os alunos preferem se dedicar a estágios remunerados."

No trecho: "Segundo o filósofo Thomas Hobbes 'o homem é o lobo do próprio homem' sugerindo que as raízes dos problemas humanitários reside no próprio homem", ( acrescentar vírgula) "Segundo o filósofo Thomas Hobbes, 'o homem é o lobo do próprio homem', sugerindo que as raízes dos problemas humanitários residem no próprio homem."
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Por Felipe082
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos Colecionador Doações
#117959
@Pxvesq, em geral, eu concordo com a sua análise, que, como sempre, está muito bem feita. Só tenho duas ressalvas. A C4 avalia apenas o uso dos mecanismos linguísticos para a construção dos argumentos. A falta de sustentação argumentativa - como exemplos e dados - não deve, portanto, ser penalizada nessa competência, mas sim na C3, caso haja lacunas argumentativas. Na C5, atribuí a nota máxima, porque a proposta contém os cinco elementos exigidos pelo ENEM: ação, agente, meio, efeito e um detalhamento. Na C1, na C2 e na C3, eu concordo com você. Muito bem observados os desvios e as falhas na argumentação.
@Leite, achei muito boa a sua redação. Pedir ajuda ao ChatGPT é um experimento interessante. Senti que, nos parágrafos de desenvolvimento, as informações foram mais desdobradas do que nos seus últimos textos. Desde que você não passe a depender da tecnologia para escrever, pode ser uma boa ferramenta de aprendizado. Use-a com sabedoria! ;)
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