Em primeiro plano, cabe analisar a falta de conscientização dos adolescentes como um fator impulsionador da procura pela bebida, e, consequentemente, da formação da dependência. Bem como dito por Zygmaunt Bauman, muita informação não é sinônimo de sabedoria, e o jovem de hoje mesmo tendo acesso às informações, não possui discernimento no que diz respeito ao alcoolismo. Dessa forma, o conhecimento adequado sobre o assunto necessita der apresentado à nação verde-amarela desde cedo.
Paralelamente, a sociedade naturaliza o consumo de álcool e inclusive o incentiva, seja como modo de entrosamento e relaxamento ou até mesmo como sinal de "status". Contudo, esses supostos benefícios não anulam o fator da bebida alcoólica ser ruim para a saúde e aos relacionamentos. Também, segundo o Dr. Dráuzio Varela, quando a bebida é ingerida demais na adolescência, pode ser combustível para futuros problemas físicos e/ou mentais. Face ao exposto, é de suma importância modificar o senso comum de banalização do uso dessa droga.
Portanto, urge que medidas sejam tomadas com o objetivo de reduzir a problemática. Para tal, é dever do Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, promover campanhas que mostrem os malefícios do consumo de álcool, por meio de propagandas nos meios de comunicação - televisão, rádio e internet -, promovendo assim a conscientização de todas as faixas etárias. Dessa maneira, a realidade retratada por MC Levin deixará de ocorrer no cotidiano do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 107
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.