Avatar do usuário
Por izila
Quantidade de postagens
#123729
Conforme a Constituição de 1988, todos os indivíduos têm pleno direito a um ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, a questão da falta do desenvolvimento sustentável fere em princípio legal ao afetar a sociedade brasileira através da lacuna educacional e inconsciência social. Diante disso, é imprescindível um debate sobre a problemática existente no país. 
   Primordialmente, é importante destacar o falho desempenho da educação perante o problema. Nesse sentido, o escritor Monteiro Lobato citou “Um país se faz com homens e livros”. Conquanto, a citação ficou restrita a teoria, já que, na prática, é possível notar uma falta de métodos de ensino direcionados à sustentabilidade. Logo, fica evidente que a ausência de educação ambiental conflita com o pensamento do escritor.
   Outrossim, é válido salientar a negligência social diante dessa realidade. A esse respeito, o filme de animação “Wall-e” retrata um futuro caótico, em que a natureza é extinta pelos seres humano, criticando o modo de vida atual. Ademais, é notório que a sociedade fecha os olhos perante a destruição ambiental, ignorando suas próprias ações. Sob tal ótica, é evidente que a realidade vista no filme não está tão distante quanto o esperado.
   Depreende-se, a urgência de propostas que alterem o quadro presente. Portanto, para o fim da problemática do aniquilamento da natureza, além de campanhas conscientizadoras à sociedade, o governo federal, juntamente ao Ministério de Educação, deve implementar projetos educacionais voltados a sustentabilidade. A partir disso, o instrumento normativo do direito a um ambiente equilibrado será colocado em prática, e o imbróglio intermediado.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
4 Respostas 
228 Exibições
por Samara102006
0 Respostas 
88 Exibições
por Alice1809
0 Respostas 
92 Exibições
por Alice1809
4 Respostas 
271 Exibições
por Lauany25
4 Respostas 
248 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
67 Exibições
por Julia1964
3 Respostas 
147 Exibições
por gaaaby
0 Respostas 
55 Exibições
por assis
3 Respostas 
402 Exibições
por mari799
0 Respostas 
70 Exibições
por Vitruvio

É a minha primeira vez usando o site! N&ati[…]

A poluição brasileira é basta[…]

Sooofll Muito obrigado pela ajuda, estou vendo […]

Na atualidade, é evidente que o interesse d[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM