Avatar do usuário
Por Flavia25
Quantidade de postagens
#125067
Segundo o filósofo Heráclito, "Nada é permanente, exceto a mudança." Partindo desse pressuposto, é evidente que a ausência de determinadas mudanças pode gerar consequências irreversíveis, e isso pode ser diretamente associado à crise que é vivida atualmente em relação à preservação do meio ambiente e estratégias de sustentabilidade, que necessitam, assim, de uma transformação urgente. Nesse contexto, é imprescindível que seja analisado, além das consequências, a raiz desse problema. Questão essa que pode estar enraizada majoritariamente com a ascensão do sistema capitalista, caracterizado pelo grande consumismo e a falta de consciência da própria população decorrente disso.

Assim sendo, é preciso analisar, primeiramente, como esse consumo pode afetar não só a questão ambiental, mas também a consciência coletiva. Na animação "Wall-E," de 2008, é feita uma previsão de como será o futuro do planeta, caso esse problema não seja contido. No filme, é mostrado um planeta Terra completamente abandonado sobrando apenas robôs, que coletam o lixo deixado pelos humanos, e muito desses resíduos em grande escala não foram decompostos, visando assim os danos que o consumo excessivo de produtos não biodegradáveis pode causar a longo prazo. Dessa forma, percebe-se novamente a urgência de frear essa problemática.

Paralelamente, nota-se como a ação humana afeta diretamente a degradação do meio ambiente e como todos são afetados diretamente com tal dano. Um exemplo do quão extremas são essas mudanças é o desastre da barragem de Brumadinho, no início de 2019, onde por um erro humano, ocorreram não só diversas mortes, mas também um dano irreversível ao meio ambiente, onde lagos e rios foram contaminados e houve a destruição da fauna local. Desse modo, a ação humana está intrinsicamente ligada a isso e é necessário medidas como forma de alertar e conscientizar.

Portanto, tal desafio precisa ser completamente dissolvido. Para isso, o governo federal, dado seu nível hierárquico e influência, deverá, além de promover campanhas para alertar a população sobre o impacto dessas ações, através de mídias sociais e veículos de grande alcance, desenvolver também palestras recorrentes em escolas a fim de conscientizar o público infanto-juvenil. Além disso, deve-se direcionar um maior apoio às indústrias que se utilizam de materiais sustentáveis, de modo que a população tenha fácil acesso e conhecimento. Com isso, essa mudança pode evitar um prejuízo permanente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
99 Exibições
por Alice1809
0 Respostas 
97 Exibições
por Alice1809
4 Respostas 
285 Exibições
por Lauany25
4 Respostas 
250 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
68 Exibições
por Julia1964
3 Respostas 
150 Exibições
por gaaaby
0 Respostas 
57 Exibições
por assis
3 Respostas 
406 Exibições
por mari799
0 Respostas 
71 Exibições
por Vitruvio
0 Respostas 
30 Exibições
por oiiduh
Férias

Boa tarde, pessoal. Vou tirar férias da pla[…]

Do campo a cidade

As inovações ocorridas no meio agr&i[…]

Felipe082 , valeuzão pela correç&at[…]

Caiunao , valeuzão!

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM