De início, a negligência estatal é um dos pilares causadores da temática. Conforme a magna carta de 1988, é direito social o meio ambiente ecologicamente equilibrado. Dessarte, imagina-se que o estado promova de forma sistematizada e integral um bom desenvolvimento do meio ambiente. Todavia, o estado não atua em defesa daquilo proposto na lei maior, isso se constata no descaso do governo em fiscalizar e punir os indivíduos responsáveis pelo não desenvolvimento sustentável, causando consecutivamente danos ambientais advindo pelo sistema capitalista e social. Dessa forma, é inadmissível a ineficácia do Estado diante de tal panorama.
Ademais, o cenário se fundamenta no consumo desenfreado. Mahatma Gandhi, pacifista Indiano diz que "a recursos bastante no mundo para o homem, mas não para a sua ganância.". Com isso, observa-se que a sociedade está viciada no consumo, estimulado na ganância e vaidade das pessoas, onde o planeta paga o preço no desequilíbrio ecológico. Isso se dá porque, os recursos são limitados, sem tais recursos, o sistema ecológico fica desequilibrado em diversas áreas, acarretando uma série de consequências que impedem o desenvolvimento ecológico. Logo, é substancial meios que intervenha e reduza o impacto ambiental.
Por tanto, medidas são necessárias para a promoção do desenvolvimento sustentável. Para isso, o poder legislativo deve executar as leis, por meio de fiscalização a fim de diminuir os impactos ecológicos. Paralelamente o ministério da educação — órgão responsável pelo ensino — deve conscientizar com palestras em escolas e meio sociais. Assim, se consolidará uma comunidade mais próxima do símbolo pátrio.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.