Diante desse cenário, nota-se que o governo tem-se apresentado negligente as questões ambientais, uma vez que, a falta de estudos voltados à estratégia de sustentabilidade na grade curricular do ensino brasileira precária, posto que, a secretaria de educação como máquina estatal perdeu a sua função social, mas manteve a sua forma, caracterizando como uma "instituição zumbi", comparando o pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman, em razão desse impasse a falta de conscientização sobre a importância de estratégias sustentáveis é um problema recorrente no Brasil. Dessa maneira, devido à falta de aprendizado, a ameaça de um futuro sem recursos naturais vem aumentando a cada dia no país.
Ademais, a carência de discursos acerca da sustentabilidade no Brasil é um dos causadores do intestino, dado que, a teoria do sociólogo Karl Marx, "O silenciamento dos discursos", remete que alguns temas são omitidos na sociedade a fim de ocultar as mazelas sociais. Acerca disso, o âmbito midiático tem-se mostrado paridade ao pensamento sociológico, onde debates sobre os meios de sustentabilidade possuem pouco destaque, visto que, a pouca divulgação da implementação de metas da agenda 2030 no Brasil possuí pouco conhecimento, assim como, o seu pregresso satisfatório das metas de sustentabilidade da agenda, que é nulo. Em suma, a ausência de visibilidade dada a impasse, resulta na falta conhecimento da sustentabilidade no país, tendo a permanência da problemática no Brasil.
Destarte, fica evidente a necessidade de que o ministério do meio ambiente, juntamente com a secretária educação, cumpra com a sua função como máquina estatal, promovendo o estudo de estratégias sustentáveis, por meio de uma regularização da grade curricular do ensino brasileiro, a fim de solucionar a falta de aprendizado sobre meios sustentáveis. Sob essa óptica, o âmbito midiático deve parar com o silenciamento das mazelas sociais, por meio de um lugar de fala maior, promovendo as ações sustentáveis e ações governamentais sobre o tema. Desse modo, retirando as pedras do caminho e distanciando o futuro do país ao cenário do filme.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada