Precipuamente, é fulcral pontuar que o uso irracional dos recursos naturais deriva da baixa atuação dos setores governamentais, No que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrência. Segundo o pensador Thomas Hobbes, O estado é responsável por garantir a bem-estar da população, entretanto não ocorre no Brasil. A negligência governamental é visto que mesmo sendo um problema não tem sido fiscalizado efetivamente pelo governo que é responsável por garantir os direitos e segurança dos cidadãos . Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente .
Ademais, é imperativo ressaltar a insuficiência legislativa como promotor do problema. De acordo com a Constituição Federal de 1988, prevê, em seu artigo 225°, que cidadão tem direito a um ambiente ecologicamente equilibrado. No entanto, essa legislação não tem sido sufi-ciente no que se refere aos desafios para promover o desenvolvimento sustentável, uma vez que o problema continua atuando fortemente no contexto atual. Assim a lei ser enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Descarte, com o intuito de mitigar os uso irracional dos recursos naturais, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Estado, será revertido programas sobre a importância do desenvolvimento sustentável para as gerações futura, por meio de entrevistas com especialistas. Tal ação pode, ainda, ser divulgada por influenciadores digitais para chegar a mais pessoas. Desse modo, atenuar-se em médio e longo prazo, o impacto nocivo do uso irracional dos recursos do meio ambiente e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada