Na economia atual, recursos naturais são explorados até cessarem, sem uma utilização consciente. Com o consumismo incentivado por empresas e suas propagandas, produtos são adquiridos e descartados frequentemente, impedindo com que os recursos necessários para sua produção se renovem em tempo hábil. Diante disso, um modelo econômico circular, focado na renovação da natureza, permite materiais e produtos circularem, aumentando a vida útil e diminuindo os resíduos não recicláveis.
Para além do supracitado, fontes de energia renováveis, que são naturalmente reabastecidas como a solar, eólica e geotérmica, reduzem impactos ambientais -emissão de gases poluentes, chuvas ácidas e vazamento de petróleo- tal qual promovem a expansão do acesso à energia e geração de empregos contribuindo na saúde social e econômica atual e futura do país.
Portanto, cabe ao Poder Legislativo, elaborar leis que promovam a sustentabilidade entre a população e encarregue industrias a utilizarem alternativas sustentáveis em suas fabricações e ao Ministério da Educação, assegurar que a base curricular das escolas o ensino sobre a conservação ambiental, o reaproveitamento de materiais e o consumo consciente a fim de proporcionar equilíbrio e qualidade de vida para as próximas gerações.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.