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Por BiancaStudy
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#118698
Desde o início da formação de civilizações, quando o ser humano descobriu a agricultura, os recursos naturais passaram a serem utilizados no desenvolvimento da sociedade. Com o passar dos séculos, alguns recursos como petróleo e carvão vegetal -usados na produção de energia elétrica-, notou-se como não renováveis, quando o processo de renovação dessas matérias-primas é lento em comparação à sua necessidade de uso. A busca por estratégias sustentáveis e o desenvolvimento de uma economia circular que permita às gerações futuras boas condições de vida, se faz extremamente necessária.
Na economia atual, recursos naturais são explorados até cessarem, sem uma utilização consciente. Com o consumismo incentivado por empresas e suas propagandas, produtos são adquiridos e descartados frequentemente, impedindo com que os recursos necessários para sua produção se renovem em tempo hábil. Diante disso, um modelo econômico circular, focado na renovação da natureza, permite materiais e produtos circularem, aumentando a vida útil e diminuindo os resíduos não recicláveis.
Para além do supracitado, fontes de energia renováveis, que são naturalmente reabastecidas como a solar, eólica e geotérmica, reduzem impactos ambientais -emissão de gases poluentes, chuvas ácidas e vazamento de petróleo- tal qual promovem a expansão do acesso à energia e geração de empregos contribuindo na saúde social e econômica atual e futura do país.
Portanto, cabe ao Poder Legislativo, elaborar leis que promovam a sustentabilidade entre a população e encarregue industrias a utilizarem alternativas sustentáveis em suas fabricações e ao Ministério da Educação, assegurar que a base curricular das escolas o ensino sobre a conservação ambiental, o reaproveitamento de materiais e o consumo consciente a fim de proporcionar equilíbrio e qualidade de vida para as próximas gerações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Felipe082
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#118747
Oi, @BiancaStudy. Boa redação! :)

C1 - 160. Encontrei poucos desvios. Muito cuidado: textos em que a maioria dos parágrafos contém uma única frase não podem passar de 120. No seu, há dois com uma única frase e dois com mais de uma, então você não foi penalizada.
C2 - 120. Não encontrei nenhum repertório legitimado.
C3 - 120. Os parágrafos de desenvolvimento ficaram muito expositivos. Desdobre mais os argumentos.
C4 - 200. Parabéns!
C5 - 200. Faltaram o meio e o detalhamento da sua proposta. Para destacar o meio, use expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". Os detalhamentos mais fáceis são o do agente, em que se descreve brevemente a função do agente, e o do efeito, em que se apresenta um segundo efeito que acontecerá como consequência do primeiro. Em caso de dúvida a respeito disso, leia o manual de correção do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

Total - 720

Qualquer outra dúvida, estou à disposição ;)
1
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Por BiancaStudy
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#118750
Felipe082 escreveu:Oi, @BiancaStudy. Boa redação! :)

C1 - 160. Encontrei poucos desvios. Muito cuidado: textos em que a maioria dos parágrafos contém uma única frase não podem passar de 120. No seu, há dois com uma única frase e dois com mais de uma, então você não foi penalizada.
C2 - 120. Não encontrei nenhum repertório legitimado.
C3 - 120. Os parágrafos de desenvolvimento ficaram muito expositivos. Desdobre mais os argumentos.
C4 - 200. Parabéns!
C5 - 200. Faltaram o meio e o detalhamento da sua proposta. Para destacar o meio, use expressões como "por meio de", "por intermédio de" e "mediante". Os detalhamentos mais fáceis são o do agente, em que se descreve brevemente a função do agente, e o do efeito, em que se apresenta um segundo efeito que acontecerá como consequência do primeiro. Em caso de dúvida a respeito disso, leia o manual de correção do ENEM: apostila-manual-de-leitura-dos-corretor ... 15107.html

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Qualquer outra dúvida, estou à disposição ;)
Muito obrigada pelas observações! Vou me atentar mais aos pontos que você trouxe
muito obrigada!
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Por Felipe082
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#118751
Imagina! Fico feliz por ajudar! :D
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