Nesse viés, a extração desenfreada de materiais finitos do meio ambiente é um dos principais responsáveis por essa problemática. Diante disso, o pastor estaduniense "John Piper" afirmou "A marca da cultura de consumo é a redução do ser para o ter" e é por esse motivo que as empresas utilizam os recursos naturais, tal como petróleo e os combustíveis fósseis, em maior escala, haja vista existe um alto índice de procura por esses produtos resultado do consumimos citado por John Piper. Logo, tal ação é prejudicial ao meio ambiente, visto que a matéria prima não está sendo usada de forma consciente, mas sim visando o lucro que será adquirido pelos produtos.
Portanto, se medidas não forem tomadas, as próximas gerações sofrerão os impactos da exploração ambiental. Segundo "Paul Wattson", o co-fundador do "Greenpeace", " Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente", porém grande parte da sociedade brasileira não reconhece a importância da natureza para a vida humana e acabam adquirindo comportamentos, geralmente por falta de instrução, que , resultarão em problemas ambientais irreversíveis. À exemplo disso, está a poluição dos rios e o desmatamento florestal que ainda persiste no cenário atual brasileiro e causará o empobrecimento do ecossistema.
Destarte, estratégias deverão ser criadas para a preservação dos bens naturais torne-se uma realidade em solo brasileiro. Diante do que foi exposto, cabe ao Governo Federal , por intermédio do Ministério da Educação e o de Comunicação Social, conscientizar a população sobre os danos ambientais por meio de palestras nas escolas e em propagandas divulgadas nos meios digitais, a fim de sensibiliza-los acerca da conduta que deverá ser adotada. Além disso, o Poder Legislativo deve criar leis com normas a serem seguidas pelas empresas, para que, o que está previsto na Constituição seja cumprido.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.