Avatar do usuário
Por mcecicardoso
Quantidade de postagens
#130067
A Constituição Federal de 1988 –norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro– assegura os direitos e o contentamento pleno da nação.Todavia, a falta de estratégias de gerenciamento urbano e a gestão deficiente dos recursos hídricos para reduzir os riscos de enchente no Brasil demonstram que esse preceito permanece apenas no âmbito teórico. Dessa forma, debater sobre os principais fatores que permeiam à problemática –omissão estatal e alienação social– é indispensável para a resolução do impasse. Diante desse cenário, a negligência do Estado para com a administração adequada dos recursos hídricos é fator preponderante da questão. Nesse sentido, o filósofo John Rawls, em sua obra "Uma Teoria da Justiça", afirma que as instituições devem garantir justiça e igualdade de oportunidades. Entretanto, a falta de atuação das autoridades no combate às cheias corrobora a permanência dos cidadãos desabrigados –principalmente os mais vulneráveis economicamente– , visto que o governo não tem cumprido seu papel no sentido de assegurar os direitos básicos da população, como o direito à infraestrutura urbana de qualidade. Assim, diante dessa omissão estatal, persiste a falta de iniciativas sociais para reverter esse cenário, resultando no agravamento das enchentes.
Além disso, uma parcela substancial da coletividade se mostra alienada em relação ao gerenciamento falho dos municípios e a má administração dos recursos hídricos. Em vista disso, no intitulado "Paradoxo da Moral" –livro escrito pelo filósofo Vladimir Yankelevich– é abordada a cegueira ética do homem moderno, ou seja, a passividade das pessoas frente aos impasses enfrentados pelo próximo. De maneira análoga, percebe-se que o dilema relacionado à superação dos alagamentos urbanos encontra forte alicerce na estagnação social, uma vez que mesmo diante de dados chocantes do World Resource Institute, –como o fato de que as enchentes prejudicam em torno de 20 milhões de pessoas mundialmente– a sociedade não exige de seus representantes uma atuação eficiente na implementação de medidas emergenciais para resolver os contratempos que afetam o bem-estar comum. Por consequência, o corpo social adquire uma posição individualista por não mensurar como as enchentes urbanas acarretam a falta de moradia e destruição de cidades e comunidades inteiras.
Em suma, fica exposta a necessidade de medidas para mitigar esse revés. Portanto, infere-se que é urgente que o governo federal –responsável por administrar o povo e os interesses públicos–, por meio de verbas governamentais, estruture a criação de políticas distributivas, as quais devem ter como principal objetivo a implementação de ações eficientes que incluem a melhoria dos sistemas de drenagem urbana e a ampliação do Plano Nacional de Recursos Hídricos. Essa ação, por sua vez, será realizada com o intuito de promover debates críticos acerca do tema, para que também a sociedade não naturalize a intolerância que a permeia. Destarte, a partir dessas ações, será possível o cumprimento fiel da Constituição de 88 como um alicerce.
NOTA GERAL (USUÁRIOS)
Sem
nota
Pontuar redação
NOTA AUTOMÁTICA (IA)
Sem
nota
Passe ilimitado
Comentários
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 1: Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Texto não corrigido.
COMPETÊNCIA 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Texto não corrigido.
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
A falta de Recursos HÍDRICOS no Brasil.
por Aluninh    - In: Outros temas
2 Respostas 
139 Exibições
por Aluninh
0 Respostas 
164 Exibições
por gamalcaburio
0 Respostas 
55 Exibições
por laislv
0 Respostas 
500 Exibições
por Marcelo004
0 Respostas 
34 Exibições
por viviane123
0 Respostas 
32 Exibições
por limas
0 Respostas 
115 Exibições
por MCastro2131
0 Respostas 
110 Exibições
por 246801357900
3 Respostas 
644 Exibições
por Lauany25
As enchentes nos grandes centros urbanos
por leviSh66    - In: Outros temas
0 Respostas 
78 Exibições
por leviSh66

Após a pandemia no Brasil houve queda nos índices[…]

A obra "Abaporu", da pintora Tarsila do […]

Na obra "Utopia", do escritor inglês Tho[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM