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Por Ivel
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#113525
⠀⠀É fato que, atualmente no Brasil, com a globalização, a língua portuguesa constantemente enfrenta influências de outros idiomas, tendo muitas vezes palavras desses idiomas adicionadas ao vocabulário dos brasileiros. Essa prática tem o nome de "estrangeirismo", e em muitos casos - quando não há palavra equivalente no português - é algo benéfico aos falantes, contudo, se praticada de maneira exagerada, configura-se como um vício de linguagem.
⠀⠀Inicialmente, ao analisar o estrangeirismo como uma prática necessária, percebe-se que, por influência das culturas de outros países ao Brasil, muitas palavras e expressões acabam por serem "adotadas" ao dialeto das pessoas que primeiro tiveram contato com elas, para assim expressar determinado sentido que o português comum não expressa, ou, caso expresse, é de maneira imperfeita e complicada. Como exemplo: "fitness", usada para indicar uma pessoa e/ou um modo de vida saudável; "lingerie", uma peça de roupa; assim por diante. Todas essas palavrass foram inseridas na língua portuguesa sem alteração gráfica.
⠀⠀Ademais, tendo a adição desnecessária de termos de língua estrangeira no dialeto nacional como foco, nota-se uma grande falta de preocupação do quão prejudicial essa prática é para o idioma brasileiro, visto que esse uso traz um empobrecimento do português, assim como um vício de linguagem. Palavras como "bacon" sendo usada no lugar de "toucinho" e "hall" no lugar de "saguão", na primeira vista essa prática parece inofensiva, mas com o passar do tempo, se muito incorporadas, a língua portuguesa vai acabar perdendo suas palavras e consequentemente sonoridade.
⠀⠀Conclui-se, por fim, que os estrangeirismo onde não existam palavras correspondentes no idioma brasileiro é benéfica, contudo, caso exista, é prejudicial e deve ser evitado para preservar o idioma nacional. Como dizia Ariano Suassuna, professor de português e escritor: "Eu não sou 'aula show', mas sim 'aula espetáculo'. 'Show', de onde venho, é uma interjeição de espantar galinhas", isso claramente é uma crítica ao estrangeirismo. É necessário proteger a língua do país, para que ela não perca suas características.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Gabriel3241
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#113528
O texto deveria abordar mais a questão da perda de identidade nacional.
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Por abiaacs
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#113529
bom dia, @Ivel,

Seu texto é bom, porém percebo que ele não se configura como dissertativo-argumentativo. Você não apresenta causas e nem consequências a respeito do tema e, muito menos, uma solução. Vou deixar aqui uma série de vídeos, para que você possa entender como funciona esse modelo. Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo meu gmail, lá eu posso te dar um direcionamento melhor.

PLAYLIST COMPLETA:

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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Por Ivel
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#113530
abiaacs escreveu:bom dia, @Ivel,

Seu texto é bom, porém percebo que ele não se configura como dissertativo-argumentativo. Você não apresenta causas e nem consequências a respeito do tema e, muito menos, uma solução. Vou deixar aqui uma série de vídeos, para que você possa entender como funciona esse modelo. Qualquer dúvida, pode entrar em contato pelo meu gmail, lá eu posso te dar um direcionamento melhor.

PLAYLIST COMPLETA:

Calma, então não posso falar sobre os pontos negativos e positivos de um tema que já NÃO traz uma problemática consigo, mas sim criar uma problemática e além do mais definir causas e consequências para ela?

Necessariamente eu tenho que criar causas e consequências ao invés de apenas argumentar sobre suas benefícios e malefícios?
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Por abiaacs
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#113584
boa noite, @Ivel,

O modelo do enem é dissertativo-argumentativo, ou seja, argumentar sobre seu ponto de vista em um determinado assunto. Agora, a construção da redação, geralmente, é feita da seguinte forma: Pontos positivos (no d1) e Pontos negativos (no d2), Causa (no d1) e Consequência (no d2), Pontos negativos em ambos, Causa e Consequência em ambos, existem diversas formas de se fazer uma redação, a questão aqui é que você não deixa claro o que está utilizando. Ao ler sua redação, me pareceu um artigo genérico de um site, pois não há uma pessoalidade implícita.

Antes de fazer uma redação se pergunte: Quais são os impactos que essa problemática causou na sociedade? São bons? São ruins? Quais são as causas para que isso ocorresse? Quais as consequências a longo prazo disso para a população? Quais as formas de solucionar os problemas apontados por mim anteriormente?
A partir disso, escolha o que faz mais sentido pra você e construa sua redação, não se esquecendo de ter obrigatoriamente dois repertórios socioculturais, para validar e dar um caráter de autoridade para suas argumentações, um no d1 e outro no d2.

Outra coisa, os temas do enem não são construídos somente com uma palavra, eles sempre direcionam o aluno para quais vertentes eles querem que se discutam os problemas. Uma forma de exemplificar como esse tema seria pedido no enem é "Quais os impactos provocados pelo estrangeirismo da língua portuguesa no Brasil."

Espero que tenha sanado suas dúvidas. Para um melhor redirecionamento, pode me contatar por gmail. Fique bem! ❤

Se você acha que eu contribuí com seu aprendizado e que minha correção vale o preço de um café, meu pix é [email protected].
Além disso, fiquem a vontade de me mandar mensagem caso surjam dúvidas. ❤
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Por Ivel
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#113603
abiaacs escreveu:boa noite, @Ivel,

O modelo do enem é dissertativo-argumentativo, ou seja, argumentar sobre seu ponto de vista em um determinado assunto. Agora, a construção da redação, geralmente, é feita da seguinte forma: Pontos positivos (no d1) e Pontos negativos (no d2), Causa (no d1) e Consequência (no d2), Pontos negativos em ambos, Causa e Consequência em ambos, existem diversas formas de se fazer uma redação, a questão aqui é que você não deixa claro o que está utilizando. Ao ler sua redação, me pareceu um artigo genérico de um site, pois não há uma pessoalidade implícita.

Antes de fazer uma redação se pergunte: Quais são os impactos que essa problemática causou na sociedade? São bons? São ruins? Quais são as causas para que isso ocorresse? Quais as consequências a longo prazo disso para a população? Quais as formas de solucionar os problemas apontados por mim anteriormente?
A partir disso, escolha o que faz mais sentido pra você e construa sua redação, não se esquecendo de ter obrigatoriamente dois repertórios socioculturais, para validar e dar um caráter de autoridade para suas argumentações, um no d1 e outro no d2.

Outra coisa, os temas do enem não são construídos somente com uma palavra, eles sempre direcionam o aluno para quais vertentes eles querem que se discutam os problemas. Uma forma de exemplificar como esse tema seria pedido no enem é "Quais os impactos provocados pelo estrangeirismo da língua portuguesa no Brasil."

Espero que tenha sanado suas dúvidas. Para um melhor redirecionamento, pode me contatar por gmail. Fique bem! ❤

Mt obrigado, essa parte das perguntas ajudou mt, vou levar comigo, mas não é redação para o Enem e sim para o Banco do Brasil
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Por abiaacs
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#113612
Então, @Ivel, recomendo que você coloque em alguma parte do seu texto para qual banca você está escrevendo, pois assim a correção será mais justa!
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Por Ivel
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#113613
abiaacs escreveu:Então, @Ivel, recomendo que você coloque em alguma parte do seu texto para qual banca você está escrevendo, pois assim a correção será mais justa!

Anotado.

Irei escrever uma agora e msm e farei isso, obg denovo
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Oi, studymalus . A demanda por correç&otil[…]

Saúde Mental Redação

Oi, RaphoBrabo . Mantenho minha dica sobre desdob[…]

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Oi, RaphoBrabo . A demanda por correç&otil[…]

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