É notório que as doenças mentais cresceram bastante de um tempo para cá. Várias pessoas, principalmente os jovens, tem sofrido severas pressões aplicadas pela sociedade. Sabemos que isso não é de hoje que acontece. Mas nunca nos importamos com esse tipo de assunto. Vemos diariamente pessoas que tem a saúde mental desestabilizada.
Devido a isso, as circunstâncias causadas pelas pressões psicológicas, muitas vezes causa uma doença a mais. A depressão. Dados divulgado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), afirma que, 5,8% da população brasileira sofre de depressão. Essas pessoas muitas vezes tenta ocultar sua tristeza, angústia através de um simples sorriso.
É conveniente recorda-se de pessoas que infelizmente se deixaram levar pela depressão e perderam suas vidas tragicamente. Por outro lado, pela compaixão dos inúmeros habitantes deste país, conseguiram trazer o fenecimento daqueles que por muito tempo não sabiam o que era alegria. Como resultado da pesquisa realizada pela OMS, é indiscutível a verdadeira importância da preservação de cada vida.
Em virtude dos fatos mencionados, vale lembrar do número 188, ( Centro de Valorização da Vida). Que tem como objetivo acender uma luz no fim do túnel para àqueles que precisam ser felizes novamente. Possamos lembrar também que a depressão não é frescura como muitos dizem. É sério! Vamos ter mais empatia uns pelos outros e ajudar. A falta de diálogo e a pouca divulgação sobre esse assunto, são as principais causas para à perda de mais uma vida.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 100
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.