Em primeira análise, deve-se evidenciar que os estigmas sociais vêm nutrindo o retrocesso da saúde mental. Sob esse viés, segundo Durkheim, a família é a primeira instituição responsável pela formação do indivíduo. Nessa perspectiva, os preconceitos previamente estabelecidos na sociedade são passados através de gerações entre pais e filhos, implicando em um acúmulo de ignorância que inviabiliza o processo de uma sociedade bem informada para receber os diversos casos de doenças mentais.
Ademais, muitos dos indivíduos que pertencem ao grupo afetado são julgados incapacitados de interação social; o afastamento contribui para o agravamento do quadro clínico, pois os coloca em uma situação de isolamento e rejeição, tal qual o protagonista de “o homem invisível”, obrigado a encarar décadas de violência e solidão.
Por conseguinte, deve o Estado – principal responsável pela saúde pública de acordo com a constituição federal – tomar providências. Para isso, necessita-se implantar, em parceria com o ministério da saúde e Ministério da educação, projetos de cunho informativo nas instituições de ensino, tais como palestras e debates, visando conscientizar o público da importância de combater estigmas associados às doenças mentais. Poder-se-á, assim, construir uma sociedade, de fato, inclusiva no Brasil.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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