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#53457
Machado de Assis, em sua fase realista, despiu a sociedade brasileira e teceu críticas aos comportamentos egoístas e superficiais que caracterizam essa nação. Não distante da ficção, tais aspectos são evidenciados no que tange à questão das doenças mentais no Brasil contemporâneo, haja vista que os problemas mentais afetam cerca de 5% da população, conforme dados da OMS, todavia, tal cenário é negligenciado. Essa conjuntura ocorre devido, sobretudo, à influência midiática e a desinformação popular, o que urge reflexão.
A priori, é fulcral ressaltar acerca da influência midiátic como contribuinte do revés. No "Século das Luzes", o Iluminismo, movimento intelectual e filosófico, na Europa, disseminou informações que culminaram com a queda do absolutismo, revolucionando o mundo. Nesse sentido, é notório o poder das mídias na difusão de informações e padrões de comportamento. Contudo, hodiernamente, os veículos de informações são propulsores de estilos de vida e estereótipos inalcançáveis. Por consequência, acaba gerando frustrações e causando inúmeros problemas mentais no tecido social brasileiro. Desse modo, faz-se mister mudança na postura midiática.
A posteriori, é imperativo destacar a falta de informação na sociedade acerca das doenças mentais. O livro "Ensaios sobre a cegueira", de José Saramago, retrata o contexto de uma epidemia que está deixando a população cega. Nesse ínterim, o autor propõe uma crítica aos problemas sociais que são negligenciados devido à desinformação. Nessa perspectiva, tal crítica pode ser aplicada ao cenário das doenças mentais no Brasil, tendo em conta que a desinformação restringe a visão de mundo de parcela populacional, o qual acarreta a perpetuação de preconceitos em relação a essa questão. Por esse motivo, problemas como esse encontram terra fértil para se perdurar.
Destarte, é substâncial a adoção de medidas. Para tanto, a mídia deve discutir sobre a problemática, por meio de programas televisionados, com participação popular, os quais serão veiculados pelos próprios veículos de informação, com o intuito de informar o corpo social e, consequentemente, combater o preconceito. Além disso, deve promover campanhas de aceitação e quebra de estereótipos pré-estabelecidos, por meio de redes sociais e programas na tv aberta, objetivando combater os problemas mentais advindos da validação de uma vida utópica. À vista disso, será possível distanciar a sociedade brasileira daquela descrita por Machado
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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