Por iris.s
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52448
No livro "Por lugares incríveis", o jovem Theodore Finch sofre de transtorno de bipolaridade. O transtono de Finch é um tabu para a sociedade e sobretudo para sua família, dessa forma, o preconceito vivenciado pelo adolescente por causa da sua doença assemelha-se a situação de inúmeros brasileiros que sofrem em silêncio em razão da pressão social e o desconhecimento da população sobre saúde mental.

Em primeiro plano, é importante ressaltar que segundo a OMS o Brasil é o país latino mais depressivo, o alto índice pode ser explicado pelo conceito de sociedade do cansaço criado por Byung Chul-Han, segundo o sociologo em virtude das expectativas que a sociedade projeta sobre nós o que conquistamos nunca será o suficiente. Ademais, na atualidade
a pressão social não limita-se apenas ao mundo real, visto que as redes sociais tornaram-se uma ferramente para propagar de manera ilusória a vida ideal que a sociedade almeja. Assim, a necessidade de ser sempre produtivo gera uma sociedade doente.

Otrossim, urge analisar que por causa do estigma negativo criado em torno da saúde mental, o corpo social tende a não possuir informações corretas sobre os transtornos mentais, dessa forma, pela ausência de conhecimento sobre a temática torna-se mais difícil que as pessoas que sofrem desses males percebam os sinais e procure um especialista.

Portanto, considerando os problemas que a sociedade brasileira enfrenta para solucionar a questão dos estigmas associados as doenças mentais, medidas são necessárias. Assim, cabe ao Ministério da saúde em associação com a mídia informar a população sobre os transtornos e os órgãos públicos que ofertam tratamentl por meio de campanhas com o intuito de aumentar o engajamento social e alcançar o maior número de portadores de transtornos possiveis.

@HugoIPPO @jherodrigues @AnnaJuliaJu vcs poderiam corrogir pfv?
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por AnnaJuliaJu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#52836
Olá, tudo bem? Vou tentar corrigir, mas dessa vez não vou fazer tantas sugestões. Se for fazer o segundo dia, foca nele e estarei torcendo por você também ;)

No livro "Por lugares incríveis", o jovem Theodore Finch sofre de transtorno de bipolaridade. O transtono [transtorno] de Finch é um tabu para a sociedade e sobretudo para sua família, dessa forma, o preconceito vivenciado pelo adolescente[,] por causa da sua doença[,] assemelha-se a [à] situação de inúmeros brasileiros que sofrem em silêncio em razão da pressão social e o desconhecimento da população sobre saúde mental.
---> Ficou ótima a introdução!

Em primeiro plano, é importante ressaltar que[,] segundo a OMS[,] o Brasil é o país latino mais depressivo, o alto índice pode ser explicado pelo conceito de sociedade do cansaço criado por Byung Chul-Han, segundo o sociologo [sociólogo] em virtude das expectativas que a sociedade projeta sobre nós o que conquistamos nunca será o suficiente. Ademais, na atualidade a pressão social não limita-se apenas ao mundo real, visto que as redes sociais tornaram-se uma ferramente [ferramenta] para propagar de manera [maneira] ilusória a vida ideal que a sociedade almeja. Assim, a necessidade de ser sempre produtivo gera uma sociedade doente.
---> Fico muito bem exposto sobre a pressão social, trouxe até três fatos (sendo dois deles repertórios legitimados), mas poderia ter focado mais em somente um deles, principalmente faltou desenvolver para o lado da sua tese, reafirmando seja sobre o tabu na sociedade seja o preconceito que muitos sofrem em silêncio. (Tem certa repetição de "sociedade", ela está dentro da frase do tema, então tem certa tolerância)

Otrossim [Outrossim], urge analisar que por causa do estigma negativo criado em torno da saúde mental, o corpo social tende a não possuir informações corretas sobre os transtornos mentais, dessa forma, pela ausência de conhecimento sobre a temática torna-se mais difícil que as pessoas que sofrem desses males percebam os sinais e procure um especialista.
---> Um bom desenvolvimento, só faltou um repertório legitimado.

Portanto, considerando os problemas que a sociedade brasileira enfrenta para solucionar a questão dos estigmas associados as [às] doenças mentais, medidas são necessárias. Assim, cabe ao Ministério da saúde [Saúde][,] em associação com a mídia[,] (agente) informar a população sobre os transtornos e os órgãos públicos que ofertam tratamentl [tratamento] (ação) por meio de campanhas (meio)[,] com o intuito de aumentar o engajamento social e alcançar o maior número de portadores de transtornos possiveis [possíveis] (finalidade).
---> Você sempre inicia a conclusão com maestria :D. Em relação à proposta não consegui identificar o detalhamento, além disso não tenho certeza se desconta ou não a ausência de uma proposta ou mesmo retomar de alguma outra maneira aquele problema da pressão social (pelo menos é interessante na questão do projeto de texto, né?).

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
0
Por iris.s
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#52845
Muito obrigada, amiga! Eu só percebi agora o tanto de erros, acho que foi na pressa da digitação para colocar aqui. :lol:
Estava morrendo de medo de ter fugido do tema por não ter focado tanto na questão do preconceito/ estigmas (do D2). Eu queria ter me aprofundado mais nessa parte, mas infelizmente percebi que apesar de ter começado a introdução com uma letra moderadamente pequena não foi o suficiente, então se não reduzisse acabaria prejudicando a conclusão que poderia render aproximadamente 200 pontos, ficaria de fato mais completa a PI se tivesse voltado na parte da pressão social, mas como já estava quase sem linhas não deu e até o que sei o enem só considera uma proposta (a mais completa) então achei melhor tentar atender todos os requisitos deles. Estou tentando focar no segundo dia, não sei se você fez o enem ou está usando para outra coisa, mas de toda também estarei torcendo por você <3
0
Avatar do usuário
Por AnnaJuliaJu
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#52879
@iris.s, eu fiz o Enem também e nossa! Tive os mesmos problemas que você :lol: , esse assunto dá para falar de muita coisa, eu tô aqui morrendo de medo da minha ter tangenciado. Já a sua, pelo menos na minha opinião, tá dentro do tema e isso de dar atenção a uma proposta foi uma boa jogada por ter poucas linhas, acho que você foi super bem! E vlw <3 boa sorte para nós :D

Não me leve a mal, mas você é mais incrível do que pensa
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
71 Exibições
por 404820
0 Respostas 
59 Exibições
por eevelyn
0 Respostas 
42 Exibições
por Gloria70097
0 Respostas 
84 Exibições
por Miya
0 Respostas 
74 Exibições
por nicomet4l
0 Respostas 
101 Exibições
por Lorde007
0 Respostas 
59 Exibições
por nicolasfor
0 Respostas 
38 Exibições
por izalencar
0 Respostas 
81 Exibições
por Julia9989
1 Respostas 
135 Exibições
por Tiago2112

A violência contra a mulher é um prob[…]

No que concerne, a persistência da viol&ecir[…]

No ano de 2022, o Conselho Nacional de Trâns[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM