Por thaciana18
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De acordo com a teoria do sociólogo Zygmunt Bauman a atualidade vivencia uma era em que o mesmo chama de "Modernidade Líquida" na qual não se é possível estabelecer relações estáveis e concretas. Isso se encaixa na questão do estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira, já que não só as escolas (consideradas ambientes estáveis, mas recebe seres humanos considerados líquidos) são causadoras da problemática, como também a inércia estatal no tocante a medidas para a prevenção da saúde mental.

Diante desse cenário é importante destacar o ambiente escolar como impulsionador do impasse. Segundo Ruben Alves, importante escritor, as escolas podem ser comparadas a asas ou gaiolas, haja vista que podem proporcionar voos ou condição de alienação. Com isso, pode-se perceber que o meio educacional tem um papel essencial na saúde de cada indivíduo, pois é um local em que relacionamentos são criados e desfeitos a todo momento, há variações de sentimentos, rótulos são criados, existe discriminação e tudo isso afeta de forma muito significativa a mentalidade dos mesmos. Dessa maneira, enquanto o complemento escolar representar gaiolas, o Brasil será obrigado a conviver com um dos maiores problemas do século XXI.

Além disso, o governo também contribui para a existência de doenças mentais na população brasileira. Mesmo com alguns poucos meios de conscientização e prevenção, a realidade ainda é outra. O número de casos de ansiedade, depressão e suicídio aumentam a todo instante, o que faz o Brasil ser um dos países mais afetados no mundo.

Portanto, cabe ao Ministério da Saúde juntamente com as escolas a realização de medidas preventivas mais a fundo e destinação de verbas para a criação de aplicativos por meio de jogos interativos ou conselheiros online para a conscientização da importância da saúde mental, a fim de diminuir os casos de depressão e afins na sociedade brasileira.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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