Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
  • Avatar do usuário
#56401
A série The Good Doctor descreve a carreira de um jovem médico recém formado que possui uma doença mental, retratando, no seu cotidiano, os preconceitos e restrições que sofre em decorrência da sua situação no âmbito social e profissional. Hodiernamente, fora das telas de filmes e séries, o estigma relacionado às doenças mentais torna-se frequente na sociedade brasileira, tanto pelo preconceito enraizado acerca das possíveis limitações intelectuais dos portadores de alguma doença psíquica, quanto pela dificuldade evidenciada na inserção dessa parcela populacional nos meios de trabalho.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o líder alemão Hitler eliminava em seus campos de concentração todo ser humano com algum tipo de deficiência – física ou mental -, alegando que a pessoa não possuia a “pureza” necessária para viver em sociedade. No entanto, apesar das modificações positivas acerca da ideia de pluralidade física e psicológica nos meios de convívio, o estigma relacionado às doenças mentais no Brasil evidencia-se como uma problemática contemporânea, visto que o preconceito mantido desde o século passado para a população que exclui pessoas com alguma doença psiquiátrica do ciclo de amizades, de trabalho e até mesmo da familia, interfere no desenvolvimento cultural, financeiro e social desses seres humanos.

Ademais, associado ao preconceito da sociedade pós-moderna, a segregação de quem vive com com algum transtorno mental no âmbito trabalhista reflete na ausência de prosperidade individual e de força de vontade para contornar essas situações sensíveis. Nesse sentido, Milton Santos, em sua obra Raízes do Brasil, apregoava sobre a globalização perversa e os problemas que o consumismo extremo pode causar, o que se relaciona com a realidade da parcela populacional que possui alguma doença psíquica – grave ou momentânea-, uma vez que, a depressão, por exemplo, é a segunda causa de afastamento de trabalho no mundo, o que gera, diante de um olhar egoista de lucro no mercado atual, uma dificuldade ainda maior para essas pessoas de saírem dessa fase ruim.

Torna-se evidente, portanto, que a questão do estigma relacionado às doenças mentais na sociedade brasileira deve ser revisado. Nesse contexto, é de suma importância que o Ministério da Saúde facilite a inserção e a fixação de indivíduos que sofrem com doenças psíquicas tanto no mercado de trabalho quanto nos meios culturais, por intermédio de investimento em profissionais da psiquiatria que atuem em empresas e praças públicas, seja para auxiliar quem sofre com alguma patologia ou quem convive com pessoas na situação de desarmonia psicossocial. Dessa forma, preconceitos enraizados na sociedade atual serão quebrados e a qualidade de vida da população com doenças mentais aumentará, uma vez que o apoio social e profissional são fundamentais para tal modificação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 188

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 196

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 192

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 184

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

#56509
A saúde mental é estritamente fundamental na vida de uma pessoa,pois não diz respeito somente a ela,mas às suas relações com os outros,vemos isso no livro "Por lugares incríveis" onde as doenças mentais afetam os personagens principais.
A saúde mental e a saúde física devem receber a mesma atenção,pois uma interfere a outra e ambas são importantes para o funcionamento do corpo humano.
Esse mal que vem afetando a geração atual,sempre existiu,mas só agora tem vindo a tona explicitamente,apesar de não ser levada a sério por muitos.
Contudo uma solução é proporcionar gratuitamente tratamento psicológico pelo governo,pois nem todas as pessoas tem condição de pagar.Assim como a divulgação da importância de se tratar,através da orientação de profissionais em escolas e através das mídias sociais.

Em princípio, na série de filmes &qu[…]

A constituição federal de 1988 ,docu[…]

O ensino a distância, que antes era usado pr[…]

_zigmunt Baumam, sociólogo e filósof[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM