O Brasil é um dos países onde a saúde mental tornar-se fonte de preconceitos e achismos, impedindo, então, o aprofundar da área. O assunto costuma ser tratado com celeridade, trazendo consigo picos de intolerância. Um dos casos mais conhecidos que envolvem essa ausência de responsabilidade com a mente do ser humano é o do manicômio de Barbacena, no estado de Minas Gerais, relatado no livro “Holocausto Brasileiro” da autora Daniela Abrex. Os transtornos eram vistos de forma rasa e inadequada, os tratamentos ineficazes e dolorosos, transformando o recinto em um cárcere sem saída, uma prisão de injustiçados. No fim, todos eram taxados da mesma forma: como loucos.
Não se pode ou deve negar a negligência estatal em casos como Barbacena. Em um país onde mais de 50% da população (IBGE) luta contra transtornos e recebem tratamentos insalubres para com sua luta diária, o governo mantém sua recusa em abrir os olhos para auxiliar seu povo. A saúde, direito constitucional, caí em esquecimento e se torna banal devido a falta de tentativas para mudar as situações dos milhares que buscam desesperadamente por ajuda.
Em síntese, o estigma constituído para o assunto cresce a cada dia que se passa. Torna-se dever do Governo dar acesso a tratamentos psicológicos, promovendo propagandas de conscientização em conjunto com a mídia; escolas devem empregar a conscientização e a tolerância, para que, por fim, possamos modificar a realidade que nos assola.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.