Por Rosileide
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A constituição federal de 1988 - Norma de maior hierarquia no sistema jurídico, determina em seu artigo 6º, o direito à saúde e ao bem-estar como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto, quando se observa a questão do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, percebe-se a configuração de um grave problema, em virtude da má influência midiática e também da inércia estatal no tocante da medida para evitar esse problema.
Em primeira análise, deve-se evidenciar ausência de medidas governamentais para combater às doenças mentais entre os brasileiros, visto que, tais causas como depressão e ansiedade é um dos principais fatores para ocasionar um baixo desenvolvimento no Brasil. Essas conjunturas, segundo o filósofo John Locke, configura-se como uma violação ao contrato social, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem desse direito social tão importante.
Além disso, é fundamental apontar a má influência midiática, como sendo uma das principais impulsionadoras da doenças mentais. Já que, as redes sociais são umas das principais ferramentas utilizada principalmente entre os jovens, onde as pessoas buscam ter um padrão de vida perfeito, muitas vezes fora da sua realidade. O microblog " Instagram " , está entre as redes mais usadas levando ao distanciamento social. Segundo o portal o portal zen klub , o Brasil está entre os países mais depressivos da America latina. Desse modo, é inadmissível que esse cenário continue a permanecer.
Concluindo, há necessidade de se combater esses obstáculos, para isso é importante que o governo junto com ministério da saúde, faça investimentos em clínicas e intensifique os atendimentos com acompanhamento de profissionais qualificados para essa parcela da população que sofre com essas doenças mentais . Além disso, é importante o apoio familiar. Dessa forma , espera-se melhorias na saúde e no bem-estar da população.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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